Para: Presidente da República Federativa do Brasil, Ministro da Educação, Congresso Nacional, Governo do Estado do Ceará, Autoridades do Estado do Ceará, Autoridades do Município de Morada Nova-CE, Sr. Josivan Menezes - Reitor da UFERSA

Pedimos seu apoio, em nome da população do município de Morada Nova-CE, junto a campanha que iniciamos para conseguir a implantação de um Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido/UFERSA no nosso município. Conhecemos a necessidade do Vale do Jaguaribe e, especialmente, de Morada Nova por ensino superior, e que este seja compatível com a realidade da região.

Cientes da pretensão da Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA de expandir suas instalações para o Estado do Ceará, de modo especial para o Vale do Jaguaribe, considerando a cidade de Morada Nova como local pertinente, tendo em vista que o município:

• Possui 2 (dois) projetos irrigados, totalizando uma área de 11.025,12 ha, o que reforça a importância de a população estudar e permanecer na região;
• Possui em torno de 500 estudantes que todos os dias são transportados para estudar em municípios vizinhos, já beneficiados com Ensino Superior - Limoeiro do Norte (36 km), Russas (54 km), Quixadá (68 km), Mossoró (130 km);
• População de 62.086 habitantes, sendo 2.689 estudantes de ensino médio, de acordo com o censo demográfico do IBGE (2010);
• É destaque na produção agrícola e pecuária na região (55.211 cabeças no rebanho bovino, correspondente a 20% do Baixo Jaguaribe; produz 21 milhões de litros de leite por ano, o que equivale a 37% da produção do Baixo Jaguaribe);
• É beneficiado pelo Cinturão Digital, projeto do Governo do Estado do Ceará que facilitará o acesso à internet e transmissão de dados;
• Possui disponibilidade hídrica, por ser banhada pelo Rio Banabuiú e pelo “Eixão das Águas”, que vai da Barragem do Castanhão ao Porto do Pecém;
• Dispõe de uma área de 103 hectares para a construção do Campus;
• Possui estrutura urbana para receber a Universidade, contando com rede bancária e comércio bem desenvolvido.

Esta campanha foi iniciada pela população de Morada Nova. Portanto, é uma campanha que ultrapassa as bandeiras políticas. Uma luta do povo.

Contatos:
• www.twitter.com/ufersavjmn
• www.facebook.com/ufersavjmn

Contamos com seu apoio!
UFERSA Vale do Jaguaribe: O Vale necessita, Morada Nova merece!
UFERSA_VJ_MoradaNovamerece

Abaixo-assinado pela instalação de um Campus da Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA – no Município de Morada Nova, Ceará, para Presidente da República Federativa do Brasil, Ministro da Educação, Congresso Nacional, Governo do Estado do Ceará, Autoridades do Estado do Ceará, Autoridades do Município de Morada Nova-CE, Sr. Josivan Menezes - Reitor da UFERSA foi criado por: Campanha: UFERSA Vale do Jaguaribe: O Vale necessita, Morada Nova merece!.