Abaixo-assinado Por Banheiros Mais Dignos na Universidade Federal do Ceará
Para: Magnífico Senhor Reitor da Universidade Federal do Ceará
Ao Magnífico Senhor Reitor da Universidade Federal do Ceará.
Nós, alunos da Universidade Federal do Ceará abaixo-assinados, vimos falar de um assunto talvez não convencional em pautas de reuniões da Reitoria. Como frequentadores assíduos dos campi, estamos há tempos incomodados com a situação dos banheiros da universidade, os quais nos perguntamos até que ponto cumprem seu papel inicial de bem público.
Como comunidade pensante e crítica, reconhecemos a importância de um direito humano básico representado por um banheiro digno, com, no mínimo, papel higiênico sempre presente, aparelhos sanitários completos, descargas funcionais, sabonete nas pias e limpeza em geral. Recorrendo à definição de um bem público, ou seja, um bem não excludente, nos perguntamos por que alguns raros banheiros dos campi são providos destes benefícios de higiene (que não deveriam ser benefícios, mas sim componentes básicos), enquanto outros estão depredados, vandalizados, imundos e inutilizados? E mais: por que esses banheiros diferenciados são frequentemente trancados à chave, elitizados?
Nós somos brasileiros, cearenses, cidadãos, estudantes por mérito de uma universidade pública de excelente ensino. Não queremos nos sentir lesados ou em desvantagem por estudarmos em uma universidade pública. Pelo contrário: queremos sentir orgulho e reconhecermos que somos equiparáveis a outras formidáveis faculdades particulares, em ensino e em bem-estar dos alunos. Assim, reconhecemos que banheiros de qualidade são um direito inquestionável e iniciamos aqui a nossa reivindicação.