Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Cientistas Brasileiros Alertam sobre Zoombombing Acadêmico

Para: Ministério Público Federal; Ministério da Educação

Lamentavelmente, o Brasil tem passado, nos últimos anos, por uma crescente polarização política que assume, por vezes, características de uma guerra cultural. Propostas políticas inclusivas e progressistas têm encontrado cada vez mais resistência e animosidade que, às vezes, se traduzem em atos truculentos por parte de apoiadores e até mesmo integrantes do governo federal.

Ainda que não tenham, por ora, lançado mão de violência física organizada, tentativas de intimidar e silenciar acadêmicos, jornalistas e ativistas políticos atingiram níveis de amplitude e gravidade tais que demandam respostas firmes. Uma vez que os espaços para discussões públicas estão sob ataque, as bases de nossa democracia, nossos direitos fundamentais (como as liberdades de expressão e de reunião), e o próprio empreendimento acadêmico no Brasil estão sendo colocados em xeque.

Na tarde do dia 19 de agosto de 2020, mais um evento acadêmico, que tinha como expositora uma integrante da Rede Democracia e Forças Armadas e do Fórum Brasileiro de Política Internacional, foi invadido online por um grupo de vândalos com o objetivo de impedir a discussão crítica de mais um tema premente da atual agenda política – neste caso, o papel dos militares na sociedade brasileira contemporânea. Este lamentável evento se junta a outros, igualmente empenhados em levar adiante questões ligadas a temas cruciais para nossa cidadania hoje no país – tais como gênero, sexualidade, raça, direitos humanos e a resposta à pandemia da Covid-19 -, que também sofreram irrupções similares.

É chegada, pois, a hora de reagir. Reunimos neste abaixo-assinado cidadãs e cidadãos que estão alertas às graves violações de direitos individuais e coletivos por fundamentalistas políticos. Se o que querem é provocar silêncios, nossa resposta, coletiva, vem em sentido contrário, reafirmando nosso comprometimento com os pilares fundamentais da ciência e da democracia brasileiras.

Subscrevem este texto:




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
160 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar