Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Contra a exclusão do espanhol da grade curricular da Rede Municipal do Rio de Janeiro, para Secretaria Municipal de Educação - Rio de Janeiro

NomeComentário
Marcus F.Fui professor de física no ensino médio da rede particular em Belo Horizonte e atualment ensino esperanto na Sociedade Esperantista de Minas Gerais. Sou a favor da pluralidade de oferta de línguas nas escolas brasileiras, de modo que os alunos tenham chance de escolher quais línguas estudarão.
Maria C.É incoerente participar do Mercosul e não nos preocuparmos com a língua falada no restante da América Latina.
Rafael Z.Sou presidente da Organização da Juventude Esperantista Brazileira e membro da Comissão de Relações Exteriores da Organização Mundial da Juventude Esperantista. Nosso movimento trabalha em prol do multilinguismo e lamentamos atitudes como essa, pois entendemos que o acesso a línguas e culturas estrangeiras deve ser facilitado, uma vez que cada língua espelha a cultura que a criou e a mantém viva. A quantidade de línguas no currículo escolar deveria aumentar ao invés de diminuir, e a decisão de quais línguas estudar deveria depender dos interesses do aluno. Imposições como essa, fruto da mesquinhez de certos políticos em defesa de interesses obscuros vão contra os ideias democráticos e da construção de uma cultura de paz.
Neusa M.Sou enfermeira com graduação universitária (aposentada), e ameu ver o Espanhol é a mais bela língua entre todas as que existem. Aprecio muitíssimo as canções populares nesta Língua, como exemplo as músicas de Mercedes Sosa,Violeta Parra, e muitos outros.Penso que o Espanhol DEVE ser ensinado em todo o Brasil, é a Língua de quase toda a América Central e do Sul, é lingua irmã do nosso Português Sou também esperantista, e penso que o ensino restrito ao Inglês como segunda Língua é um contrassenso. Enviei com tradução do texto para o Esperanto a um amigo da Rússia também esperantista a canção "Los Hermanos" de Atahualpa Yupanqui e ele ficou fundamente emocionado com a beleza da canção, manifestou uma profunda gratidão por permitir a ele conhecer uma coisa tão bela!
jaqueline r.Uma das melhores matérias q já estudei.
Ivan C.Sou esperantista, professor universitário (Departamento de Engenharia Elétrica, UFPR) e professor voluntário de esperanto no CELIN/UFPR. Desde seu início, no séc. 19, o movimento esperantista defende a diversidade linguística e o respeito às diferentes culturas e etnias. Isso está notadamente declarado no "Manifesto de Praga" (de 1996). Além disso, tenho especial apreço pela língua espanhola, com a qual tenho contato há mais de 25 anos, e que tem sido para mim fonte de conhecimento e cultura. Vivemos em um mundo plural; não podemos negar a nossos jovens a descoberta do "outro"; devemos possibilitar a eles o acesso ao acervo cultural construído pela humanidade; que isso seja feito de forma plural: com o inglês, sim, mas também com o espanhol, o francês, o alemão, o polonês, o esperanto...
ALEXANDRE B.O ensino de espanhol no Brasil torna-se imprescindível devido a estarmos cercados de países de fala hispânica e pertencermos ao Mercosul.
Inoã U.Pela preservação do ensino do Espanhol.
SANDRA C.sou professora de espanhol, passei no concurso do município e tenho direito de tomar posse no cargo.
Renata P.Sou estudante de Letras Espanhol da Universidade Estadual de Londrina e apoio a iniciativa!
Aline f.É inconcebível que ideias como essas possam vir a ser tornar realidade.
EDIONE A.Em um mundo onde quanto mais conhecimento melhor para o cidadão e para o país, é inconcebível acreditar que há quem deseje diminuir o acesso de estudantes. ao conhecimento.
Gilberto S.Moramos num País Sulamericano, onde os Países do entorno falam Espanhol e não podemos aprender apenas Inglês nas escolas. Temos que aprender Espanhol também
Miguel .O mercado chines que é o que mais cresse no Mundo tomou como linguas curriculares ou Espanhol como o Português pois os mercados que mais crecem estão nos pises de fala hispanica ou portuguesa . Ainda os gobernos acreditão que o ingles é a lingua intermediaria.
ines m.aprender iuma língua é aprender um outro jeito de pensar, é crescer, refletir. Não se pode tirar isso deles.
DAMIANA C.A LÍNGUA ESPANHOLA É UMA DAS MAIS FALADAS NO MUNDO, PORTANTO O ALUNO TEM O DIREITO DE APRENDÊ-LA
Samantha S.Valorizar a educacao deveria ser o objetivo numero um de qualquer governante serio.
Selma E.É um absurdo tratar professores desta maneira, pois foram anos de dedicação. Será que neste país a Lei é para não ser cumprida.
MYRNA M. Um país com política de MERCOSUL é inadimissível que se exclua o Ensino da Língua Espanhola no Currículo Escolar. Aliás, deveria ser obrigatório em todas as escolas do Brasil.
Cíntia M.Como professora de língua inglesa, não posso deixar de me indignar com a situação denunciada, nem tão pouco de me solidarizar com a luta de meus colegas professores de língua espanhola. O atual estado de coisas em tudo quanto tane à educação no Brasil é prova cabal da política neoliberal que vigora neste país, contra a qual é dever de todo educador se manifestar.

Assinaram o abaixo-assinado
4.204 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado