Petição Pública Brasil
Criar Abaixo-assinado
Login ou Registar
procurar
Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado:
Abaixo-assinado Contra a exclusão do espanhol da grade curricular da Rede Municipal do Rio de Janeiro
, para Secretaria Municipal de Educação - Rio de Janeiro
Nome
Comentário
Marcus F.
Fui professor de física no ensino médio da rede particular em Belo Horizonte e atualment ensino esperanto na Sociedade Esperantista de Minas Gerais. Sou a favor da pluralidade de oferta de línguas nas escolas brasileiras, de modo que os alunos tenham chance de escolher quais línguas estudarão.
Maria C.
É incoerente participar do Mercosul e não nos preocuparmos com a língua falada no restante da América Latina.
Rafael Z.
Sou presidente da Organização da Juventude Esperantista Brazileira e membro da Comissão de Relações Exteriores da Organização Mundial da Juventude Esperantista. Nosso movimento trabalha em prol do multilinguismo e lamentamos atitudes como essa, pois entendemos que o acesso a línguas e culturas estrangeiras deve ser facilitado, uma vez que cada língua espelha a cultura que a criou e a mantém viva. A quantidade de línguas no currículo escolar deveria aumentar ao invés de diminuir, e a decisão de quais línguas estudar deveria depender dos interesses do aluno. Imposições como essa, fruto da mesquinhez de certos políticos em defesa de interesses obscuros vão contra os ideias democráticos e da construção de uma cultura de paz.
Neusa M.
Sou enfermeira com graduação universitária (aposentada), e ameu ver o Espanhol é a mais bela língua entre todas as que existem. Aprecio muitíssimo as canções populares nesta Língua, como exemplo as músicas de Mercedes Sosa,Violeta Parra, e muitos outros.Penso que o Espanhol DEVE ser ensinado em todo o Brasil, é a Língua de quase toda a América Central e do Sul, é lingua irmã do nosso Português Sou também esperantista, e penso que o ensino restrito ao Inglês como segunda Língua é um contrassenso. Enviei com tradução do texto para o Esperanto a um amigo da Rússia também esperantista a canção "Los Hermanos" de Atahualpa Yupanqui e ele ficou fundamente emocionado com a beleza da canção, manifestou uma profunda gratidão por permitir a ele conhecer uma coisa tão bela!
jaqueline r.
Uma das melhores matérias q já estudei.
Ivan C.
Sou esperantista, professor universitário (Departamento de Engenharia Elétrica, UFPR) e professor voluntário de esperanto no CELIN/UFPR. Desde seu início, no séc. 19, o movimento esperantista defende a diversidade linguística e o respeito às diferentes culturas e etnias. Isso está notadamente declarado no "Manifesto de Praga" (de 1996). Além disso, tenho especial apreço pela língua espanhola, com a qual tenho contato há mais de 25 anos, e que tem sido para mim fonte de conhecimento e cultura. Vivemos em um mundo plural; não podemos negar a nossos jovens a descoberta do "outro"; devemos possibilitar a eles o acesso ao acervo cultural construído pela humanidade; que isso seja feito de forma plural: com o inglês, sim, mas também com o espanhol, o francês, o alemão, o polonês, o esperanto...
ALEXANDRE B.
O ensino de espanhol no Brasil torna-se imprescindível devido a estarmos cercados de países de fala hispânica e pertencermos ao Mercosul.
Inoã U.
Pela preservação do ensino do Espanhol.
SANDRA C.
sou professora de espanhol, passei no concurso do município e tenho direito de tomar posse no cargo.
Renata P.
Sou estudante de Letras Espanhol da Universidade Estadual de Londrina e apoio a iniciativa!
Aline f.
É inconcebível que ideias como essas possam vir a ser tornar realidade.
EDIONE A.
Em um mundo onde quanto mais conhecimento melhor para o cidadão e para o país, é inconcebível acreditar que há quem deseje diminuir o acesso de estudantes. ao conhecimento.
Gilberto S.
Moramos num País Sulamericano, onde os Países do entorno falam Espanhol e não podemos aprender apenas Inglês nas escolas. Temos que aprender Espanhol também
Miguel .
O mercado chines que é o que mais cresse no Mundo tomou como linguas curriculares ou Espanhol como o Português pois os mercados que mais crecem estão nos pises de fala hispanica ou portuguesa . Ainda os gobernos acreditão que o ingles é a lingua intermediaria.
ines m.
aprender iuma língua é aprender um outro jeito de pensar, é crescer, refletir. Não se pode tirar isso deles.
DAMIANA C.
A LÍNGUA ESPANHOLA É UMA DAS MAIS FALADAS NO MUNDO, PORTANTO O ALUNO TEM O DIREITO DE APRENDÊ-LA
Samantha S.
Valorizar a educacao deveria ser o objetivo numero um de qualquer governante serio.
Selma E.
É um absurdo tratar professores desta maneira, pois foram anos de dedicação. Será que neste país a Lei é para não ser cumprida.
MYRNA M.
Um país com política de MERCOSUL é inadimissível que se exclua o Ensino da Língua Espanhola no Currículo Escolar. Aliás, deveria ser obrigatório em todas as escolas do Brasil.
Cíntia M.
Como professora de língua inglesa, não posso deixar de me indignar com a situação denunciada, nem tão pouco de me solidarizar com a luta de meus colegas professores de língua espanhola. O atual estado de coisas em tudo quanto tane à educação no Brasil é prova cabal da política neoliberal que vigora neste país, contra a qual é dever de todo educador se manifestar.
anterior
1
...
7
8
9
10
11
12
13
14
seguinte
Assinaram o abaixo-assinado
4.204
Pessoas
Assinar Abaixo-Assinado
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.
Ler texto do Abaixo-Assinado
Lista de todos os abaixo-assinados