Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Contra a exclusão do espanhol da grade curricular da Rede Municipal do Rio de Janeiro, para Secretaria Municipal de Educação - Rio de Janeiro

Nome Comentário
Vanessa C. Todos os alunos da escola pública tem capacidade para aprender. Diminuir a grade curricular é mais uma demonstração da discriminação que a população vem sofrendo. Além disso: Essa "economia" vai ser revestida em quê? Está na hora do governo parar de ver educação como gasto!
Breno M. Uma rede criminosa como a SME deveria ser denunciada por assassinar o futuro de milhões de crianças!
MARCOS G. Aprender uma língua estrangeira é fundamental para o desenvolvimento pessoal e da sociedade na qual o indivíduo está inserido. Aprender a língua espanhola, considerando a importância geo-política da América Latina, é essencial para o Brasil. Não só a cidade do Rio de Janeiro deveria garantir o direito ao aprendizado dessa língua, como também todas as cidades brasileiras por meio do apoio do Governo Federal.
Nádia P. Não concordo com a retirada do espanhol da grade curricular. Trabalho no Município do Rio e vejo como os alunos gostam do espanhol.
Rosana S. Acho um absurdo essa exclusão porque em quase todos os países vizinhos do Brasil a língua oficial é o espanhol. Por que retirar dos alunos a oportunidade de aprender mais uma língua como acontece nas escolas particulares.
Celso M. É apenas mais um fator de exclusão que colabora com a manutenção das desigualdades sociais, afinal a rede privada continuará dando um banho na educação. Desta forma as elites perpetuam-se no poder, estrangulando as poucas chances de mudanças sociais.
José G. O espanhol não pode ser retirado da grade de ensino já que é uma vergonha que Brasil seja o único país de américa latina a falar espanhol, e esse problema do idioma sempre nos distanciou dos nossos irmãos.Isso é uma vergonha me sinto indignado com essa possibilidade, isso é um retrocesso cultural.
Antonio S. O conhecimento de línguas estrangeiras é mister para a evolução profissional num mundo globalizado.
Rafael M. ESPANHO DEVERIA SER OBRIGATORIO POR QUE: mercosul + integração cultura com paises vizinhos/america latina + 3a lingua mais falada no mundo
Marat C. A SE deveria também inserir um calendário semestral (obrigatório) de atualização da língua espanhola com livros de literatura, para aprimorar o trabalho dos professores e motivá-los
Tatiana C. O ensino de espanhol deve ser retirado do currículo escolar, visto ser mais uma disciplina que dá uma base, por menor que seja aos alunos de escolas públicas a desenvolverem suas múltiplas inteligências e consequentemente contribui para a formação ampla e cultural dos educandos enquanto cidadãos desta sociedade excludente!
ed v. Ao invés de investir no ensino de liguas estrangeiras, considerando a vocação turística da cidade, a secretaria municipal de educação quer tirar. Absurdo. Apoio a manutenão e mais investimentos nos professores e estrutura do ensino de linguas estrangeiras.
Elizabeth A. Passou da hora de reagir!
bruno f. quanto mais idiomas na escola melhor!!! fiz espanhol e japones alem de ingles
marco s. absurdo
Lídia S. O Idioma espanhol é o segundo mais fado no mundo. Dece ser expandido e não excluído da grade curricular.
denise p. Acho que todos tem o direito de aprender linguas, e se ha professores competentes para isso, por que nao os deixarem ensinar ao menos favorecido das escolas publicas.
Annabella E. Não podemos esquecer que o Brasil está inserto num continente hispanofalante gente!!! O RJ recua quando o mundo demanda Plurilinguismo?
Eliene S. Não sou a favor da exclusão do espanhol na Rede Municipal
Jorge L. O Brasil está inserido na América Latina, mais do que iss, pertencemos a América ibérica. Nos cabe celebrar nossa latinidade e favorecer as trocas culturais, educacionnais e profissionais tenda a língua como facilitadora.

Assinaram o abaixo-assinado
4.204 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado