Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Contra a exclusão do espanhol da grade curricular da Rede Municipal do Rio de Janeiro, para Secretaria Municipal de Educação - Rio de Janeiro

Nome Comentário
LENICELIS F. VIVA EL ESPAÑOL!!!!!!!!!!!!!!!
Armanda G. Uma vergonha a criança não ter outras culturas em seu ensino e a língua é fundamental.
Sandra M. Devemos oferecer aos nossos alunos as outras línguas também não só priorizar o inglês, todas são importantes para nosso aprendizado.
ERICA M. SOU PROFESSORA DE ESPANHOL DEFENDO A CONTINUIDADE DA DISCIPLINA NA GRADE CURRICULAR
katia g. Sou do Estado e passo por esse sufoco desde 2011. Esse governo está nos fazendo de marionetes . E concursos ainda estão sendo abertos para cadastro de reservas..
Fernando A. desconhecer a importância do espanhol é um grande equívoco
Carlos S. Espanhol é tão importante quanto o Inglês !
Fátima B. Com a expansão da língua em todo o país, é inviável que nossos alunos não tenham a obrigação de aprender o espanhol tanto quanto aprenden o inglês.
Deliane . Absurdo
José V. esta desição é uma vergonha
Aurea P. esta desição é uma vergonha
Alexandre S. Contra mais um absurdo que o Poder Público pretende praticar!
Alayr F. É a contramão da História e contraria o que aponta o Plano de Diretrizes e Base da Educação no estado do RJ. Como a 2ª maior rede municipal da América Latina vai banir do currículo o Espanhol, língua mais falada pelos Estados vizinhos???
Maria M. O Brasil faz parte da América do Sul e todos os demais países falam espanhol, menos o Brasil. É inadimissível retirar a língua espanhola da grade. É no mínimo falta de visão.
jaqueline m. Um Absurdo, a pessoa passar anos na faculdade pra nada, revoltada!!!!
JEFERSON S. Ainda ensinamos uma educação do século 18 como se fosse a educação do século XXI, assim tb compreendem as autoridades a respeito dos valores e necessidades do espanhol como língua estrangeira no ensino básico.
Rafael G. Isso é um grande absurdo...Daqui a pouco todas as matérias estarão saindo da grade curricular...
Jessica R. O ensino de mais de uma língua estrangeira pode ajudar o aluno a expandir seus horizontes no que tange a linguagem e comunicação. Acho completamente necessário que esses alunos tenham o direito de escolher qual lingua adcional devem estudar. Sou contra a "ditadura" do ingles.
Abimael T. Absurdo desse prefeito querer tirar o Espanhol do currículo do Ensino Fundamental. Total desrespeito a LDB
Pedro C. OS IDIOMAS OFICIAIS DO MERCOSUL SÃO: PORTUGUÊS E ESPANHOL, PORTANTO DEVEM SER OBRIGATÓRIOS A RECIPROCIDADE NO BRASIL, ARGENTINA, URUGUAI, PARAGUAI E VENEZUELA. O CHILE TAMBÉM ADOTA O PORTUGUÊS. O BRASIL TEM OBRIGAÇÃO DE ADOTAR O ESPANHOL COMO SEGUNDA LÍNGUA FALADA EM SEU TERRITÓRIOS, SEM FALAR DA NOSSA REGIÃO DE FRONTEIRA IMENSA QUE FALA O ESPANHOL. O BRASIL FAZ PARTE DO MERCOSUL E É NOSSA OBRIGAÇÃO ADOTAR ESSE IDIOMA, AINDA PODEMOS CITAR QUE O ESPANHOL É A SEGUNDA LÍNGUA MAIS FALADA NO MUNDO.O BRASIL DEVERIA SER BILÍNGUE ADOTANDO O ESPANHOL POR CAUSA DO MERCOSUL

Assinaram o abaixo-assinado
4.204 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado