Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado em defesa da carga horária mínima de 8 horas, para [email protected]

NomeComentário
Fernanda L.É fundamental a atividade em sala de aula mas para seu bom desempenho o docente tem que estar preparado tanto do ponto de vista pedagógico quanto científico. A Universidade requer produção científica, pois do contrário seria mais um escolão de 3º Grau. Além de fazer ciência o professor tem que ultrapassar os muros da academia e chegar à população, oferecendo serviços de excelência em diferentes ramos. Para tudo isso são necessários recursos que são conseguidos através de projetos os quais só são alcançados frente a comprovada experiência científica. Tudo é fruto de muita dedicação e empenho dos docentes que, alinhados com suas metas dedicam-se dioturnamente às suas tarefas.
Jorge D.Quem se dedica ao ensino, pesquisa e extensão necessita de 20 horas (08 de aulas/semanais e orientação) para o ensino e outras 20 para pesquisa. Quem somente ensina deveria ter uma carga horária maior.
Juliano A.Tão importante quanto o mínimo é um máximo permitido.
CELI T.CONTRA A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E A EXPLORAÇÃO DOS FUNDOS PÚBLICOS. EM DEFESA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DE QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA. A CIÊNCIA REQUER TEMPO. A FORMAÇÃO OMNILATERAL REQUER INTEGRAÇÃO ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO.
Ana C.Repensar a carga horário de ensino viabilizará maior tempo para ações extensionistas e de pesquisa. Por conseguinte qualificará o ensino universitário.
Ligia S.Apesar de estar aposentada gostaria de manifestar-me a esse respeito tendo em vista ser esta uma causa relevante para assegurar tanto a qualidade do ensino quanto para viabilizar a realização de pesquisa e extensão na Universidade.
Maria S.Grata!...
Roberto M.8 horas semanais
Benedito A.O que vem acontecendo nos últimos 10 anos, pode colocar em risco a Universidade Publica de Qualidade, entre outras derrotas da sociedade
Elza P.Tenho experienciado 14 horas semanais o que tem comprometido o desenvolvimento da pesquisa e da produção acadêmica.
virgínia r.Mais do que justo a carga horária docente de 8 horas (inclusive indicado na LDB). Trabalhamos com o tripé ensino-pesquisa-extensão além das atribuições administrativas e, sobretudo, não abrimos mão da qualidade do ensino.
Ailton J.Com 45 alunos em cada turma e duas turmas por semestre, só para atendermos cada aluno por 30 minutos três vezes por semestre, dedicamos cerca de 8 horas semanais. Isso só para início de conversa. Nem ouso contabilizar preparo e correção de provas, revisão de livros e coisas mais esquecidas por aí. Cada hora em sala de aula requer cerca de duas horas para atividades relacionadas diretamente á aula. Como ter-se-á ensino de qualidade sem termos como estudar! Como um professor fará uma pesquisa de verdade sem tempo? O que pretendem fazer, mais parece com a escravização dos professores ou, talvez, com a comprovação da total falta de conhecimento daqueles que atualmente apregoam qualidade do ensino.
João R.Desde quando fomos, com Joviniano, representante dos docentes no CONSUNI da UFBA, chamamos a atenção para o fato que a LDB 1996 estabelece o mínimo de 8 horas de aula por docente, no ensino superior, e que o Regimento Geral da UFBA ia de encontro a uma Lei, ao estabelecer um mínimo diferente daquele. Foi conquista nossa, a suspensão temporária desse dispositivo do Regimento, mas depois tudo voltou a acontecer, como se o assunto não tivesse sido levantado pela representação docente, que inclusive deu parecer sobre isso, que deve estar arquivado no CONSUNI! João Augusto de Lima Rocha.
Paulo A.A defesa da carga mínima de 08 horas deverá estar atrelada as outras atividades do professor. Portanto, não é uma defesa indiscriminada para todos os docentes.
Marcia M.Sou a favor das 8 horas/ semana, como em muitas universidades federais para que os professores possam melhor desempenhar suas funções de ensino, pesquisa e extensão, sem comprometer sua saúde.
silvia s.Maior carga horaria compromete as pesquisas, aulas de pos-graduação e formação de recursos humanos em pos-graduações.
Doriedson G.Concordo com a carga-horária mínima de 8 horas.
Mário J.Aposentado
ASTERIO N.EM DEFESA DA CARGA HORARIA MINIMA DE 8 HORAS.
Maria M.Atuar em universidade pública significa não somente ministrar aulas, mas também realizar atividades de pesquisa, extensão e administração, as quais consomem a maior parte da atividade docente. Por isso defendo a redução da carga horária de aulas.

Assinaram o abaixo-assinado
345 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado