Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Por um CAU servindo arquitetos e não arquitetos servindo o CAU, para CAU Conselho de Arquitetos e Urbanistas do Brasil

NomeComentário
Luiz N.O CAU tem a obrigação de tomar providências contra o abuso de muitas empresas e poder público de pagar remunerações abaixo do piso uma vez que a nossa responsabilidade é muito grande para receber metade do piso. Isso vale também para os estágios onde ocorrem muitas explorações e o CAU não faz NADA para solucionar. Onde já se viu um arquiteto da prefeitura de SP receber 1900,00?? Pagamos caro e não temos nenhuma ajuda do conselho para combater estes abusos. Estou decepcionado com a gestão atual do CAU.
Leandro A.Estamos engatinhando em todos os sentidos, principalmente na valorização e inserção social da profissão.
Patricia .Por um CAU que defenda o piso mínimo salarial e os direitos dos profissionais.
Ingrid L.Variados os temas e ainda outros ausentes , mas a iniciativa é legitimada pela insatisfação da maioria dos profissionais q realmente vivem o mercado de trabalho e não encontram o respaudo nesse órgão de classe.
Denise B.Sou arquiteta formada mas ainda não conclui minha inscrição no Conselho. O número refere-se ao meu CPF.
Deborah S.Gostaria também que o CAU exigisse e fiscalizasse escritórios privados para pagamento do salário mínimo profissional. O salário do Arquiteto é uma vergonha para tamanha responsabilidade da profissão. Pagar o piso, seria o mínimo.
Larissa C.Apoio a petição!
Flavia o.O CAU parece mais um órgão inquisidor da idade média.
Marcelle T.Justo as solicitações. Eu mesma estou desempregada e já estou sem saber como pagar a contribuição e ao mesmo tempo não posso bloquear, porque preciso da minha credencial para trabalhar.
Eisenhower B.Somos subtraidos em cada projeto e ainda somos notificados e intimados a pagar RRTs
Maria S.Acho um absurdo, não ter prazo para o recolhimento da RRT. Se não recolher no mesmo dia da assinatura de um contrato, pagamos multa. Temos um entidade que nos penaliza e não nos apoia. No Crea tínhamos prazo de 30 dias. Por que não foi mantido esse critério.
STEVEN S.Concordo em grande maioria com as reivindicações, considerando que parte delas sejam utopias inalcançáveis! Discordo dos seguintes ítens: 2) Profissionais recém-formados, com até 5 anos de formados, sejam desobrigados de pagar anuidade. Concordo em parte: 1) Criar um departamento de convênios médicos dentro da instituição, de modo a negociar o melhor preço para a classe, agilizar e desburocratizar os processos, e garantir qualidade real nos serviços prestados. Que este departamento forneça também, seguros diversos, como de vida, residencial, dentre outros, como se vê em outros conselhos de classe. Este atendimento tem que ser realizado dentro das sedes físicas do CAU. 5) Que disponibilize nas sedes físicas dos CAU, atendimento odontológico subsidiado para os profissionais, semelhante modo se vê em outras entidades de classe;
Nallu B.Apoio integralmente todos as reivindicações.
Eli P.Eu ñ estou exercendo a função desde que me formei, e sou obrigada a pagar.
Fernanda C.Temos nossa profissão desvalorizada cada vez mais. Em época de crise, os arquitetos são os primeiros que sofrem. Vejo a todo instante pessoas desqualificadas exercendo nossa profissão IRREGULARMENTE, cobrando valores inexplicáveis. São pouquíssimas (senão inexistentes) as empresas que contratam CLT, com salário piso definido por Lei. A maioria contrata como "PJ", com valores abaixo de R$2500,00. Hoje, as empresas contratam apenas estagiários, pois são fonte de mão de obra barata (e exigem experiência de anos)! Estou enfrentando pela segunda vez, em 1 ano e meio, o desemprego após ter me formado em jan/2011 (5 anos!!!)!!! E experiência e competência eu tenho. Vejo CONCURSOS PÚBLICOS com editais oferecendo R$2000,00 a arquitetos para exercerem funções de grande responsabilidade e nosso órgão pouco ou nada fazendo. Vamos lá CAU! Mostre para o que você foi criado!!!!!
Willian S.Que o CAU tenha liberdade para processar pessoas que atuam irregularmente na profissão, intitulando-se arquitetos e designers sem terem especialização adequada.
Pedro G.O CAU deverá fazer um referendo com todos os profissionais para adquirir conhecimento da opinião da maioria
Raquel K.Quando fui cadastrar uma empresa no CAU, constando como responsável técnico, não foi aceito o valor dos honorários proporcional a carga horária. Agora consta um salário totalmente desproporcional ao que recebo por conta de um engessamento do CAU.
Tales f.Apenas incluiria que o exercício ilegal da profissão seja efetivamente combatido independente se for ou não profissional de arquitetura e urbanismo pois hoje o cau só reconhece profissão irregular sendo exercida por arquitetos ahahaha essa é boa !
Flávia C.Ja me daria por satisfeita em ter pelo menos 50% de tudo isto em pratica. Da grande expectativa de criação do conselho so me sobrou entender que ele foi criada não para defender o profissional e o exercício ilegal como os demais fazem, mas para puní-los somente.

Assinaram o abaixo-assinado
725 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado