Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Contra a exclusão do espanhol da grade curricular da Rede Municipal do Rio de Janeiro, para Secretaria Municipal de Educação - Rio de Janeiro

NomeComentário
Brenda M.É a segunda língua que eu utilizo e muito importante para meu uso pessoal e profissional.
Maria N.A língua espanhola é uma língua muito utilizada nos meios de comunicação de muitos países. É a segunda terceira língua mais falada e língua oficial dos países vizinhos do Brasil. Eu a utilizo sempre em minhas viagens e aqui mesmo no Brasil.
LUIS E.OESPANHOL É NESISSARIO
maria f.Sou contra a exclusão do espanhol da grade curricular da rede municipal de ensino
Carlson M.Pra Mim,acho que não deveria tirar o espanhol da grade,por que o espanhol é uma matéria muito boa e sei que preciso do espanhol na minha vida.
Ariádene F.Direitos à diversidade lingística faz parte dos Direitos Humanos!
JUSSARA S.NA MINHA OPINIÃO É QUE NÃO DEVEM TIRAR A LINGUA ESPONHOLA DA GRADE CURRICULAR, SOU ESTUDANTE DESSA LINGUA E AMO ESTUDÁ-LA.
carlos s.por que excluir uma língua co-irmã, mais próxima do entendimento do falante de língua portuguesa.
Daiane O.Todas as provas publicas tem a opção de espanhol como lingua estrangeira e como nao vai ser ensinado uma disciplina que é necessaria para a formação academica? Isso nao tem logica!
Maurício U.Me solidarizo com a lingua espanhola e também com todas as outras linguas incluindo o Esperanto.
Mathiele A.“A grade curricular de disciplinas de idiomas deve ser enriquecida e para isso receber mais incentivos e investimentos e não cortes... Sabemos da importância do inglês. O que não faz menos importante a aprendizagem de outros idiomas”.
eliana s.isso nao pode acontecer
Francisco W.Como esperantista, sou contra toda e qualquer exclusão lingüística. O espanhol é um importante instrumento de comunicação na América. Todas as línguas étnicas têm seu lugar, e, para uma comunicação verdadeiramente internacional, sem privilégios lingüísticos, advogo o uso do esperanto.
Érica O.Em apoio ao Rio de Janeiro, aqui em Goiás não nos unimos e tbm já tiraram do município, isso é um absurdo.
nivia f.sou contra a exclusão da grade curricular de espanhol.
Emilio C.É um grande erro insistir em uma língua internacional única. O Espanhol é a língua de integração da América Latina. Para comunicações mundial apoio o Esperanto. www.esperanto.com.br
Roger G.Sou esperantista e advogado, o que me impede de me calar diante de todo e qualquer ato pautado na desigualdade e tendente à restrição da diversidade linguística e cultural.
Aparecida F.Desemprego aos profissionais que investiram no estudo e empobrecimento cultural para várias áreas profissionais.
James P.Em tempos de nos abrirmos mais para o turismo - e um importante contingente vem da América do Sul - é de se lamentar o pouco caso com a língua espanhola...
Lucielena L.É preciso que as "autoridades" se lembrem de que há o Estatuto da Cidadania Sul-Americana ou "mercosulina", conforme Lula, e que para ser desenvolvida é imprescindívil que conheçamos nossos vizinhos do Mercosul e para isso ´´e preciso saber comunicar-se com eles. Até quando as leis do Brasil não serão respeitadas?!

Assinaram o abaixo-assinado
4.204 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado