Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Carta Aberta ao Sr. Ministro da Educação sobre o documento Pátria Educadora da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, para Ministério da Educação

Nome Comentário
ANDRÊSSA S. A educação forma cidadãos, a mesma, de qualidade faz homens e mulheres com ideologias e, possibilita o surgimento de opiniões formadoras(próprias). No Brasil há mentes brilhantes, essas pessoas merecem acesso a uma educação digna. Let's go stop the BACKSPACE!
Luiz S. é impossível se pensar uma Pátria Educadora, pensando numa meritocracia como modelo educacional, pensando num modelo de educação empresarial.
Maria M. De pleno acordo.
Newman C. Este documento é mais um dos absurdos do govermo federal.
RENATO O. Por uma educação pública de qualidade!
Raquel G. Vergonhoso documento. Retrocesso para a Educação Básica. Agressão aos profissionais da educação.
Edileuza S. Defensores da Educação Pública Brasileira, unamo-nos!
Tiago N. Defender os princípios e o caráter da educação pública gratuita é necessário.
José . Só com Educação Pública de qualidade para todos é que construiremos uma Pátria verdadeiramente educadora. Chega de ideias mercadológicas na educação pública.
Heliete S. Concordo plenamente com tudo o que foi exposto
Karen R. Repúdio ao caráter gerencialista do documento Pátria Educadora. Não é uma educação nos moldes empresariais que desejamos.
Rone S. Contra o monopólio de uma "formação cultural" falseada.
Marcelo F. Educação não é mercadoria. Por uma educação capaz de problematizar as questões de classe, raça/etnia/cor, gênero e sexualidade, e que possibilite aos nossos estudantes rever informadamente os modos de pensar, sentir e agir de indivíduos, grupos e/ou de toda uma época. Que a nossa educação seja para a emancipação do ser humano e livre para semear os conhecimentos historicamente acumulados pelas sociedades humanas.
Soraia . A educação é os profissionais da educação precisam ser mais respeitados. Mudar a educação significa estabelecer diálogo com os atores sociais a ela relacionados e não simplesmente se curvar ao modelo empresarial determinados pelo modelo excludente que o texto Pátriz Educadora.
dayse c. Perplexa diante de tamanha irresponsabilidade na elaboração do documento Pátria Educadora.
Evaldo P. Nenhum país do mundo, reforma a educação por carta.
SOLANGE S. Sou professora da UFPA, Campus do Marajó Breves e sentimos na pele os resultados dessa política excludente e perversa!
Eneida S. Valorizar a educação é primordial.
Joselia L. Concordo com o texto e os apontamentos feitos no documento dirigido ao Ministro da Educação, é vergonhoso ler um documento que nao tem o menor respaldo historico e cientifico e que tampouco reconhece os saberes e os estudos produzidos por educadores e centros formadores, a falta de fundamento revela o descompromisso com uma educacao de qualidade e humanizadora. Ignorar a contribuição acumulada por pesquisadores como Saviani, Arroyo, Freire, e tantos outros é dizer que nao temos trajetoria e que prevalece os interesses empresariais, interesses que reafirmam o controle de uma elite que historicamente, nao deseja e nao possibilita que a educacao publica seja de fato um direito social garantido pelo Estado.
Verônica A. Observando a situação do sistema educacional no Brasil, entendo e tenho ciência de que a educação deve ser o veículo condutor e proporcionador de uma educação transformadora e capacitadora e profissionalizante. Transformadora no sentido de proporcionar consciência humana e digna ao povo, e estes então tornam-se também agentes de novas mudanças e transformações social para uma vida humana digna e justa para a nação em sua totalidade, porque a desigualdade social em todos os campos e setores do Brasil, está levando nosso país cada vez mais, à miséria, a fome e a indignidade humana de nosso povo e o que acaba de piorar é o fator da dependência econômica de outros países e multinacionais, que por fim incide também em todos os setores em nível nacional no Brasil.

Assinaram o abaixo-assinado
2.148 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado