Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Carta ao Cau-BR, para Ilustríssimo Senhor Haroldo Pinheiro Villar de Queiroz. Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil Setor Comercial Sul (SCS), Quadra 02, Bloco “C”, Ed. Serra Dourada, Salas 401/409 – Asa Sul – CEP: 70.300-902, Brasília/DF

Nome Comentário
Thiara L. É fato que o cenário real dos profissionais de arquitetura apresenta condições complicadas e não regularizadas de negociação. Entre outros fatores, sabemos que isso se instituiu diante de uma desvalorização da profissão. Então acredito que o tema deve sim ser resolvido, mas devemos tratar do mesmo com devido respeito aos profissionais que necessitaram de se adaptar à condições do mercado já instituído para serem competitivos. Assim, , conforme é defendido na carta, considero que a nossa profissão necessita passar por uma valorização, que é o início para uma completa regularização das relações.
Rafael S. Carta assinada.
Gabriela C. 2733376742
DOMENICA M. A31778-0
Letícia P. Apoio, se apresentadas soluções. O mercado da nossa área está prostituído por profissionais que abaixam o preço para compensar com RT. Deves-se tomar medidas para que o salário do arquiteto seja justo para que se evite tais irregularidades.
Fagner C. Não sou a favor do uso da RT, porém não posso aceitar os adjetivos atribuídos aos colegas que o praticam. Em muitos os casos, a RT é oferecida pelo estabelecimento e não solicitada pelo profissional, logo, não há má fé por parte do arquiteto ao indicar uma loja ou material.
MICHELLI B. Sou a favor do arquiteto receber a RT.
Manuela P. Considero-me vendedora externa de lojas de material de construção, iluminação e modulados. Projeto, estudo e pesquiso o mercado, para oferecer o que o mercado tem de melhor, e não, no que ele pode me beneficiar mais. Portanto, não considero que o assunto deva ser tratado de forma tão pejorativa quanto propina. Respeitem nossa profissão e nossa habilidade de venda. Como disse, não vendo o que é melhor para mim, vendo o que é melhor para o cliente em custo e benefício. Obrigada!
Max M. Por um CAU coeso, coerente e cooperativo!
MÔNICA R. Concordo.
ENIO K. Bem oportuno os comentários. Uma visão estratégica da promoção do profissional de arquitetura e urbanismo nos afasta da competição de egos. Ganha o arquiteto e urbanista e soma aos anseios da sociedade. Construir pensando antes é que faz a diferença.
Angélica D. De acordo
Maria D. Concordo com a reserva técnica, quando é efetuada por uma venda externa feita pelo arquiteto, onde a industria disponibiliza a verba para este fim, e isto não acrescenta o valor da compra parra o cliente. Não concordo quando o marceneiro, vidraceiro, pintor, etc, aumenta o valor do serviço contratado pelo cliente para repassar a reserva técnica para o profissional. , Entendo que o cliente não tem que pagar mais por isto, pois o valor do projeto tem que estar totalmente contemplado nos honorários cobrados pelo arquiteto.
patricia o. Achei a petição muito delicada. Toda a categoria foi vilmente ofendida em público, sem direito a DEFESA,e o que é pior, por seu próprio CAU-BR. Ou seria ¨CREA ¨. Acho que continuamos da mesma maneira de sempre. Nós profissionais que atuamos diariamente em escritórios por todo o pais, temos uma panelinha que toma decisões, sem ouvir ninguém, simplesmente porque foram eleitos e são donos da verdade.
André S. O texto publicado pelo CAU foi um ato espúrio, vil mesquinho, que mostra a incompetência por parte de seus detratores, em antes de proferir um texto inoportuno, desrespeitoso e sórdido, em fazer uma campanha esclarecedora e que advertice aos profissionais que se utilizam de Reserva Tecnica sobre os enquadramentos no Código de Ética Profissional do CAU. Precisamos com urgência de uma campanha de esclarecimento e valorização profissional, assim como de uma fiscalização das Instituições de Ensino Superior das suas condições pedagógicas do ensino de Arquitetura e Urbanismo, pois temos cargas horárias insuficientes, inexistência de laboratórios adequados, professores sem vivência profissional nos temas que ministram, e excesso de alunos por docente em disciplinas práticas. A quantidade de fiscais dos CAU UF também está aquém das necessidades, principalmente quanto a verificação das obras de reformas nos imóveis e de suas respectivas RRTs.
Alberto K. É um exagero absurdo compara reserva técnica com recebimento de propina similar aos crimes da Operação Lava Jato, é uma ofensa inaceitável aos profissionais.
Geraldo s. Vamos lutar para valorizar a profissao.
Marciolinda P. 2792656405
Vivyan . Concordo com tudo que foi escrito na carta
Denise Z. Nenhum.

Assinaram o abaixo-assinado
375 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado