Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Sobre formação de leitores e acervos de bibliotecas escolares, para Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação

Nome Comentário
RAquel N. Monteiro Lobato é minha infância, aquele que abriu as asas de minha imaginação e me tornou escritora. Desejo que outras crianças tenham a mesma oportunidade que tive. Respeito à obra de Monteiro Lobato é fundamental.
Camila M. Com tanta coisa mais importante para ser revista e corrigida neste país, me pergunto se as pessoas que estão "brigando" pelo "politicamente correto" na obra de Monteiro Lobato não podem se dedicar a acabar com os filmes e desenhos animados violentos nas TVs, programação aberta ou por assinatura, diminuição de programas com conteúdo violento em suas reportagens, etc. O ser humano não se tornará mais "preconceituoso" ou "violento" ao ler Monteiro Lobato. Ele é por natureza bom e mau, e é sua formação familiar que lhe molda o carácter, e não a literatura.
Thiago V. O aparente "politicamente correto" dessas manifestações à Justiça brasileira configura a censura em sua face mais tola: o reducionismo da cultura a um discurso, uma voz, um ponto de vista. É lamentável!
Nilma L. Aprisionamos Lobato uma segunda vez, ou a nós mesmos e ao leitor brasileiro é que o fazemos?
Luiz C. Abaixo todo e qualquer tipo de censura.
NORMA G. Que prevaleça o bom senso.
Margara R. Mutilar obras classicas do acervo duma cultura é un delito, e un ato de censura irracional
Neide . Tenho escrito textos no jornal Contraponto em defesa de Monteiro Lobato
Lucia H. Estimo poder contribuir para o esclarecimento do valor da obra de Monteiro Lobato que, como todos nós, para ir além de um tempo, é também um homem de seu tempo.
Daniela R. Eu li Negrinha quando criança. Guardo a memória de uma história que me tocou pelo caráter anti-preconceito, assim como os demais livros infantis de Monteiro Lobato.
Gabriela M. Apoio a iniciativa por acreditar que literatura precisa de interpretação, e não de limites quanto ao uso.
Hélvia R. Se a educação básica for bem cuidada com o respeito que merece, ninguém precisa responder porr nós através de "conclusões/decisões" minoritárias.
Jeosafá G. Excelentemente bem redigida, a petição merece todo apoio. Pela lógica que ora pretende se arrogar o papel de censura de obras literárias, Jorge Amado também deveria ser alijado a priori, uma vez que sua linguagem, entre o jornalístico e o informal, incorpora assumidamente estereótipos, moralismos e mesmo o calão. Entre os estrangeiros, certamente Conrad, Hemingway e mesmo Camões d'Os Lusíadas seriam proscritos. Enfim, é pura idiotice.
MARIA M. Não tem o menor sentido censurar obras literárias e leituras. Estamos vivendo um retrocesso absurdo. A literatura sem censura é uma fonte riquíssima para o nosso conhecimento sobre o ser humano e o mundo. Cabe à escola promover e incentivar a leitura com liberdade e aos professores a responsabilidade de formar leitores críticos. Abaixo a hipocrisia !
Mariana O. O que pretendem fazer com as obras de Lobato nomearemos de que forma? Preconceito, censura?
Regina O. Proibir a literatura é cercear o direito do livre pensamento do ser humano.
Gabriel B. Apoiado
Marcelo . Deve-se considerar a época e as circunstancias como esta tratada a obra.
Marisa L. Tantos assuntos imediatos para se preocuparem!!!....Uma obra que perdura a anos, e só agora é que ficam, com esta polêmica de discutir racismo? Tem que ter muita paciência, os caras do STF ganham um salário de fazer inveja a qualquer cidadão decente e trabalhador, vão trabalhar naquilo que realmente é de interesse público, pois Monteiro Lobato é um dos poucos escritores que utilizava-se de um linguajar simples, do povo, se hoje quer tanto se preservar as raízes e valorizar nossa descendência, porque então discriminam as obras de um escritor que faz parte de nossa história? As interpretações e desenvolvimento dessas leituras fica a cargo de quem a lê e de como se vai ler? É preciso existir Políticas Públicas de competência preocupadas com o real "racismo"...aquele que começa dentro dos lares, escolas e dentro das próprias pessoas...Falta de boa EDUCAÇÃO, SALÁRIO PARA QUEM REALMENTE TRABALHA, SAÚDE, SEGURANÇA....isso ninguém se preocupa? Cada dia me surpreendo mais....INDIGNADA mais uma vez!!
ADRIANA M. LER, LER, LER. TEM ACESSO A LIVROS É FUNDAMENTAL!

Assinaram o abaixo-assinado
2.076 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado