Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Contra a exclusão do espanhol da grade curricular da Rede Municipal do Rio de Janeiro, para Secretaria Municipal de Educação - Rio de Janeiro

NomeComentário
Cristiane S.Fica espanhol. O Brasil é cercados por países que possui como sua língua oficial o Espanhol; por isso, precisamos desse idioma incluído na grade curricular das escolas para que possamos obter o contato com nosso colegas, espanhóis.
FRANCISCO R.Nao aceitamos a retirada do espanhol.
antonio s.Retrocesso e rompimento e desrespeito aos países hispânicos e à Lei que foi DESTRUÍDA arbitrariamente e incompetentemente.
ana r.Sou contra,pois haverá um retrocesso cultural e com certeza essa desigualdade social que existe em nosso país ficará bem mais evidente,privilegiando apenas os alunos de escolas particulares ao acesso a uma língua estrangeira.
Amanda M.Sou universitaria de letras espanhol e acredito que todas as línguas devem ser ensinadas
Graciana .A segunda lingua mais falada, oidioma mais próximo ao nosso, somos cercados de países que falam espanhol. Com diversidades de culturas para conhecermos . O mínimo que podiam fazer seria pelo menos dois anos da Lungua Espanhola para cada segmento .
Beatriz F.O espanhol deve ser ensinado, pois futuramente, será um dos idiomas mais falados no mundo, é o idioma de maior opção nos vestibulares, somos vizinhos de países falantes do espanhol, entre outros motivos.
Estéfany J.Sou licencianda de espanhol e acredito que pelo Brasil ser um país da América do Sul e estar cercado de países de língua espanhola, tendemos a ter mais espaço no mercado. Além da cultura magnífica, o aprendizado de uma uma língua extrangeira sem ser o inglês é uma diferença no currículo escolar
Ana .Retroceder ?
Ariane .Ariane Brito (UERJ)
Carla S.Absolutamente contra esse retrocesso
Marcia S.JÅ TEMOS TÃO POUCAS DISCIPLINAS INTERESSANTES NAS AULAS DOS NOSSOS ALUNOS E PARA QUE RETIRAR A QUE ESTÁ DANDO CERTO, AFINA, DE CONTAS TODAS AS PESSOAS O ESPANHOL É A SEGUNDA LÍNGUA MAIS FALADA NO MUNDO DEPOIS DO INGLÊS, ENTÃO POR FAVOR NÃO O RETIREM DA GRADE CURRICULAR NÃO FAÇAM ISSO NÃO DEEM ESSA OPORTUNIDADE PARA AS NOSSAS CRIANÇAS E OU ADOLESCENTES.
Marcela P.Contra a exclusão de uma língua que é extremamente importante para os alunos,pois os insere na cultuara dos países da América do Sul e economicamente no MERCOSUL.
Gislene L.O espanhol é essencial tanto para trabalho como para o nosso dia-a-dia, somos o único país na América do Sul que não fala espanhol e também o único que não é bilingue! Por isso vamos dá mais valor a língua próxima que é o espanhol! Sim temos que ensinar espanhol como segunda língua e inglês para negócios!
LUCIANA G.EXCLUIR O ESPANHOL DA GRADE SERIA RETROCEDER NO ENSINO UMA VEZ QUE OS VESTIBULARES TÊM A OPÇÃO DA LÍNGUA EM QUESTÃO.
REGINA S.EXCLUIR O ESPANHOL DA GRADE SERIA RETROCEDER NO ENSINO UMA VEZ QUE OS VESTIBULARES TÊM A OPÇÃO DA LÍNGUA EM QUESTÃO.
Josue R.Não podem anular a grade do curso de espanhol.
JOSE B.TEMOS QUE ACRESCENTAR DISCIPLINAS, E NÃO RETIRAR!!!
Sandra F.ESPANHOL e fundamental na grade, possibilitando o acesso a riqueza cultural do idioma, como também falar uma segunda língua nos dá mais autonomia para transitar no cenário internacional.
Paulo R.e ainda precisa

Assinaram o abaixo-assinado
4.204 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado