Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Contra a exclusão do espanhol da grade curricular da Rede Municipal do Rio de Janeiro, para Secretaria Municipal de Educação - Rio de Janeiro

Nome Comentário
Thais P. l
MARCUS . É um retrocesso e um desrespeito a Lei Federal e aos estudantes.
Dorilma N. É um absurdo! É andar na contramão da globalização e da ciência.
Renato C. O ensino de espanhol e francês é fundamental na educação dos jovens. O mundo não fala só inglês.
Marcos A. Todo tipo de educação será bem vindo para nosso País. Porém o mais importante, é que funcione.
Grasiele M. Não é justo privar nossos jovens de ter acesso ao espanhol já que muitos dos países vizinhos falam essa língua.
Bruno B. A permanência de disciplinas de linguas estrangeiras, principalmente o espanhol, no currícuo do EF é de extrema inportancia para a formação de um cidadão que possa se comunicar com diversas culturas diferentes promovendo um Brasil mais igualitário.
Adelson S. Toda e qualquer entidade de ensino que exclua o Espanhol de sua grade curricular dá mostra de que está retroagindo na Educação.
Jefferson L. É, indubitavelmente, necessário que os alunos tenham contato com outras culturas, e uma língua estrangeira como o espanhol, muito rica culturalmente, que expande os horizontes do falante, possibilitando-lhe ter acesso a uma série de materiais essenciais para toda a vida e o diálogo com diversas culturas, é fundamental.
Marina M. Não entendo como pode ser isto, tinha entendido que o ensino de espanhol é obrigatório em todas as escolas de Brasil desde 2010…
Meire G. O espanhol é muito importante nas relações com o Mercosul, somos rodeados pela lingua espanhola, a importância é imensa.
Sandra R. É absurdo desvalorizar o profissional que já pertence ao sistema.
WANDERLAN A. Professor de Literaturas Espanhola e Hispano-americana na Universidade Estadual da Paraíba
Marcia C. É preciso levar a razão aos governantes do Rio de Janeiro
Thaiane . Não há razão para que se exclua a língua espanhola da grade curricular! Conhecimento nunca é demais, fora que o espanhol é tão necessário quanto o inglês.
Katia B. Saber ou ter noção de espanhol é uma necessidade real !
Rafael B. A oferta da Língua Espanhola no currículo das escolas brasileiras é fundamental para a ampliação das nossas possibilidades de integração e interação com as nações e povos. Nós somos um país cercado por águas oceânicas e por países hispano-falantes. Não faz sentido algum deixarmos de investir na oferta de Língua Espanhola nas escolas. O desconhecimento de uma língua não pode continuar a ser uma barreira para nós brasileiros, que poderíamos transitar com muito mais fluência pelos lindos e ricos espaços que nos cercam (não apenas físico-geográficos, mas principalmente histórico-culturais, literários, musicais, cinematográficos etc.) se compartilhássemos de um maior conhecimento da língua que falam os nossos vizinhos. Os espaços de trocas e intercâmbios, os saberes e as memórias, seriam lindamente ampliados, o que oportunizaria uma reciprocidade maior entre nós e os demais irmãos latino-americanos. Conhecer a Língua Espanhola é o caminho para alcançarmos uma relação mais íntima com todo esse universo maravilhoso que nos rodeia. Não oferecer a Língua Espanhola nas escolas brasileiras representa um fechar de portas, uma delimitação medonhamente mesquinha de horizontes de mundo.
Nilsa G. ENSINO É PRIORIDADE PRINCIPALMENTE EM UM PAÍS EM DESENVOLVIMENTO!
Thalles D. A exclusão do espanhol no ensino público é um verdadeiro retrocesso por covardia de quem deveria, de fato, assumir a responsabilidade.
Claudia S. O Espanhol deve continuar sendo ensinado na rede pública, assim como outras línguas deveriam ser ensinadas também. Todo o conhecimento é importante para o ser humano e o estado deve auxiliar nesse processo.

Assinaram o abaixo-assinado
4.204 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado