Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Contra a exclusão do espanhol da grade curricular da Rede Municipal do Rio de Janeiro, para Secretaria Municipal de Educação - Rio de Janeiro

Nome Comentário
Katharina K. O conceito de plurilinguismo parece ter sido esquecido por aquele que propõem políticas de exclusão de diferentes línguas estrangeiras nas escolas. A tentativa de fazer preponderar uma língua sobre outra; de impor uma única opção sem a possibilidade de escolha aos alunos, é nefasta.
Francisco N. O espanhol é língua oficial do Mercosul e o Brasil está inserido na América Latina. O Rio é uma cidade turística que se prepara para receber uma Copa do Mundo e Olimpíadas. Parece piada querer excluir o espanhol da grade curricular. Algumas autoridades da educação neste país parecem insanas (para não dizer outra coisa).
Márcio P. A língua Espanhola é de grande importância à formação dos jovens, tanto quanto a língua Inglesa e não deve ser menosprezada!
CESAR B. Sou totalmente contrário à exclusão do espanhol da grade curricular da Rede Municipal do Rio de Janeiro.
Ilem O. Yo no sé por qué tanta persecución contra los profesores de español
NEIDE G. Atitude absurda, que só merece reprovação!
Iolanda D. -----------------------------------------
MARCONI A. Não concordo com essa exclusão.
Robson L. Priorizar o ensino do inglês em detrimento do espanhol é mais uma forma de dizer que o Brasil quer se distanciar, intelectual e culturalmente, da América Latina, majoritariamente de língua hispânica. Que se ensine melhor a língua portuguesa aos brasileiros seria um feito muito mais condizente. E a língua hispânica deveria, sim, ser obrigatória.
sheila s. o governo tem sempre como "política" a escolha de Sofia. O professor de Música não pode dar aula na Educação Infantil, na minha escola é assim.
bruna b. isso é um absurdo!
Marilia C. É um desrespeito com o professor e com a Educação de qualidade tão propagada!!!
Alessandra S. Não a precarização do ensino!
FLAVIA F. É imprescindível que se valorize mais o ensino de espanhol nas escolas.
Elaine S. Sou contra a mais uma diminuição de ensino. O ensino tem que aumentar e não diminuir.
Wenceslau C. Somos cercados por países de fala hispânica, por que retirar o espanhol da rede municipal? Por que retirar a chance de nos integrarmos mais com os nossos vizinhos continentais?
Simone P. Realmente não entendo o que querem fazer com a disciplina de espanhol no Brasil, pois em Rondonia tantem somos tratado desta forma espanhol em contrata turno e em horários que não condizem com a realidade do aluno. Não entendo este tratamento pois a maioria dos estudantes de escolas públicas opyam pelo espanhol na hora de se escreverem no ENEM. Realmente temos que nos unir pela valorização desta disciplina.
LUCAS . O Espanhol é uma importante língua para conhecimento de todos, tem crescido a cada dia o turismo no Brasil e os jovens da rede pública não podem perder o acesso a mais uma língua além do espanhol!
DIRLAINE S. Em defesa do ensino de Espanhol
FRANCISCO C. ASSINO CONTRA A EXCLUSÃO DO ESPANHOL E TAMBÉM DA LÍNGUA FRANCESA DA GRADE CURRICULAR.

Assinaram o abaixo-assinado
4.204 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado