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A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Sugestões de alterações no documento "Linha de cuidado para atenção integral para pessoas com transtorno do espectro do autismo e suas famílias no sistema único de saúde", para Ministério da Saúde

Nome Comentário
João C. Parabenizo aos responsáveis por esta iniciativa.
Nilceia R. importante ter apoio a familia, pois com ela desestruturada, quase nada podera fazer pelo individuo que esta com a Sindrome TEA.
JACIRA L. Mãe do Pedro autista
Andreia S. a criança que não precisa de escola especial deveria ter o direito de a secretaria da saúde pagar a escola particular inclusiva que a família desejar.
HENRIQUE R. Estou torcendo para que muitos benefícios sejam concedidos para os autistas e suas famílias!
nilvana s. Sou mae de uma jovem com autismo e peço pelo o atendimento integral para esse jovens,adultos, e criança para que tenha qualidade de vida tanto para o deficiente ..e p a familia
Waldir M. Aprovado!
Maria O. Oportunidades de Ensino Superior para pessoas com autismo.
Arlete M. Fica uma preocupação quanto a generalização das políticas públicas com referencia ao TEA comparado as diferenças regionais de atendimento da saúde no Brasil.
m. mais informações para deliberar sobre autismo; falta conhecimento sobre o espectro
odair d. gostariamos que esse assunto (autismo) fosse melhor compreendido pelas nossas autoridades. fosse
Marlene O. Estou aqui por amor a meu filho que tem autismo.
Irlene P. conforme a constituição é dever do estado proporcionar condições de saúde e bem estar a todos os cidadãos brasileiros.
Lucilene P. Mãe de uma criança autista
IEDA T. Tenho um filho autista com 18 anos de idade (é o meu caçula). Só descobri sua condição há 2 anos. Durante 16 anos busquei saber o que ele tinha. Gastei muito com médicos/psicólogos/psiquiatras/neurologistas. Ninguém o diagnosticou corretamente. Eu descobri sozinha, pela internet. Então, busquei novos profissionais (3) e o levei para consultar, sem informar o que eu havia descoberto. Todos foram unânimes no diagnóstico = autismo.Meu filho já passou por 8 escolas. Não acompanha o que é ensinado, tem muita dificuldade no trato social e todos os outros sintomas do autismo . Eu pago uma pessoa para ficar com ele na sala de aula o tempo todo. É uma grande despesa. Sofreu todos os tipos de bulling. Foi chamado de "ANIMAL" por uma dona de escola porque ele mordeu num garoto que já batia nele com frequência e numa única vez, ele reagiu, depois de tanto sofrer abusos nas escolas. É um absurdo que uma mãe tenha que passar por tudo isso sozinha, sem apoio das escolas, das prefeituras, dos governos. Louvo a atitude da AMA e de todos que lutam pela divulgação do autismo e pelo seu tratamento na rede pública. Agora que estou descobrindo os DIREITOS dele. É uma grande luta! Obrigada. Iêda
Rubia O. gostaria também que houvesse amparo para familias que precisam abandonar o trabalho o cuidado integral de pessoa autista, pois eu vivo da solidariedade alheia para poder cuidar de meu irmão, não existe na minha cidade pessoas especializadas no transtorno. obrigada.
marlene t. precisamos de aumentar a qtd de profissionais na área (fono,psico e to etc) com atendimento individualizado
THAIS R. Sou Médica Pediatra e tenho um filho de 5 anos com Transtorno do Espectro Autista , apoio a causa e ajudo o grupo de pais da escola especial onde ele estuda.
TANIA R. trabalho na área da educação
Arthur K. O documento também assume uma posição contrária à estratégia de treinamento de pais e à participação dos pais como coterapeutas, alegando que isso tiraria a "espontaneidade" dos pais. Considerando o pouco tempo disponibilizado ao atendimento das pessoas com autismo pelos serviços públicos, o envolvimento dos pais no tratamento é algo essencial. A posição assumida no documento possui claro viés ideológico e o argumento sobre os prejuízos em virtude uma "perda de espontaneidade" dos pais carece de evidências científicas. Referência: Warren Z, McPheeters ML, Sathe N, Foss-Feig JH, Glasser A, Veenstra-Vanderweele J. A systematic review of early intensive intervention for autism spectrum disorders. Pediatrics. 2011 May;127(5):e1303-11.

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