A Praça Roosevelt pede PAZ!

Para: Aos Exmo. Governador de São Paulo, Exmo. Prefeito de São Paulo, Exmo. Secretário de Segurança Pública do Estado e do Município, à Câmara de Vereadores de São Paulo, Comando Geral da Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, Defensoria Pública, Ministério Público, Coordenadoria Estadual dos Consegs

Com base no direito à cidade e segundo o Artigo 5° da Constituição Federal, inciso XVI - "todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente":

A Praça Roosevelt pede PAZ!

Nós moradores, frequentadores, comerciantes, associações, institutos, agremiações e coletivos que vivem, trabalham, moram e desfrutam da Praça Franklin Roosevelt pedimos PAZ NO CARNAVAL. Queremos uma festa popular, democrática e livre, sem qualquer tipo de proibicionismo ou conservadorismo.

Levando em conta o histórico dos anos anteriores e episódios ao longo do ano passado, sabemos que a praça, mesmo impedida de receber eventos ou dispersão de blocos, é naturalmente um ponto de encontro no centro da cidade. Em especial após grandes eventos, quando se transforma para receber o público em um espaço de celebração da diversidade e da democracia.

Não queremos ações truculentas e violentas, nem que a praça e seu entorno vire palco de uma guerra civil. Cansamos de bombas sendo atiradas na direção de cidadãos, estabelecimentos comerciais e todo tipo de violência. Antes que o pior aconteça, pedimos um basta a essa abordagem bélica e agressiva, principalmente por parte da Polícia Militar. Chega de dispersão à base de bomba!

Queremos para a Praça Roosevelt um ambiente onde todxs possam exercer suas liberdades sem atrapalhar o próximo. Defendemos as várias formas de cultura, lazer, de ser e de existir. Livres de raça, sexo, cor, status social. Acreditamos na coexistência harmoniosa e na capacidade de resolver conflitos de forma saudável e respeitosa, bem como no trabalho conjunto e em abordagens educativas.
Entendemos que os problemas existentes e devem ser resolvidos baseados em dois princípios gerais: no diálogo democrático, amplo e respeitoso entre todxs; e na manutenção do caráter público e igualmente democrático da praça. Um espaço livre, sem grades, sem preconceitos.

Não queremos que se repita o que já aconteceu na Praça Roosevelt em 2017, e novamente agora na Praça Dom Orione, no bairro do Bixiga, em que a PM usou bombas de efeito moral e balas de borracha para dispersar a multidão que se reunia para a festa de pré-carnaval. É inadmissível essa suposta "conduta padrão" da PM, que alega que foi solicitado aos transeuntes que desocupassem as vias, o que na prática é impossível, e classifica esse impossível como "Ato de Desobediência e Confronto".
Grandes blocos, shows e eventos tomarão conta do centro de São Paulo nos próximos dias, indo para além do Carnaval de Rua. Não estamos aqui discutindo ou defendendo outra posição se não a de diálogo, respeito e paz. Nos é garantido o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e a livre locomoção no território. Todxs somos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Somos cidadão e todxs temos o direito à cidade, a ocupar os espaços públicos.

O carnaval nos lembra que é possível quebrar barreiras, que todxs somos iguais. Por um carnaval sem bomba, pedimos Paz!

#paznapraçaroosevelt #paznocarnaval #carnavalsembomba #praçarooseveltparatodxs

A Praça Roosevelt pede PAZ!, para Aos Exmo. Governador de São Paulo, Exmo. Prefeito de São Paulo, Exmo. Secretário de Segurança Pública do Estado e do Município, à Câmara de Vereadores de São Paulo, Comando Geral da Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, Defensoria Pública, Ministério Público, Coordenadoria Estadual dos Consegs foi criado por: Coletivo Praça Roosevelt para Todxs.