Chega de mortes por AVC em hospitais sem tratamento!.

Para: Presidente da República sr Michel Temer, Governador de MG sr Fernando Pimentel, Prefeito Lagoa Santa sr Rogerio de Matos Avelar, Presidente Assembleia Legislativa de MG sr Adalclever Lopes, presidente Associação dos Hospitais dr Reginaldo Teófanes, vice presidente Conselho Estadual Saúde sr Ederson Alves, sr presidente da Câmara Municipal Lagoa Santa sr Leandro Cândido, sr diretor Santa Casa de Lagoa Santa sr Paulo Cesar Boschi, diretor tecnico da Santa Casa dr Thiago Araujo Alves, presidente do Instituto Laborare sr Tiago Lucas, Coordenador CAO Saúde de MG dr Nélio Dutra.

Este abaixo-assinado foi criado pela AMAVC Associação Mineira do AVC, com apoio de várias associações como a ABAVC - Associação Brasil AVC de Joinville, Ação AVC de Maceió e AAVCC de Cuiabá.
Após inúmeras ocorrências de MORTE devido a internação em LOCAL que NÃO TEM TRATAMENTO AO AVC e ESPERA PROLONGADA para TRANSFERÊNCIA aos Hospitais Capacitados de AVC. Fato ocorrido na Santa Casa de Misericórdia de Lagoa Santa - Hospital Lindouro Avelar, mas que ocorre em todos lugares do BRASIL!!

Sabendo que o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das maiores causas de morte e incapacidade adquirida em todo o mundo e que o TRATAMENTO de AVC, na fase aguda, só é possível dentro das primeiras 4:30H do PRIMEIRO SINTOMA, portanto esta Petição Pública tem como objetivo envolver todos que se sentem AMEAÇADOS pela negligência médica e dos governos para que tomem medidas simples mas que podem SALVAR VIDAS e EVITAR MORTES DESNECESSÁRIAS:

1. Exigir que os hHOSPITAIS e UNIDADES DE SAÚDE que NÃO tem tratamento de AVC, façam o PRIMEIRO ATENDIMENTO e ENCAMINHEM IMEDIATAMENTE AO HOSPITAL CAPACITADO e INFORMEM a familia sobre os riscos do não tratamento (segundo as Diretrizes do Cuidado ao AVC do Ministério da Saúde). A população tem o DIREITO DE SABER E DECIDIR se levam o familiar diretamente ao hospital ou aguardam a transferência.

2. Coloquem INFORMATIVOS sobre Sintomas do AVC nos quadros de aviso de todas Unidades de Saúde para que a população tomem conhecimento que AVC é uma EMERGÊNCIA MÉDICA e tem PRIORIDADE

3. Que o TRANSPORTE deva ser PRIORIDADE, no MENOR TEMPO POSSÍVEL para que tratamento possa ser realizado. Se o local NÃO ter SAMU, viabilize uma AMBULÂNCIA ou qualquer veículo adequado ao estado do paciente.

4. Que a REGULAÇÃO DE LEITOS PRIORIZEM o AVC exigindo a aceitação dos pacientes com suspeita de AVC nos Hospitais Capacitados, porque o AVC é VAGA ZERO no AVC AGUDO, ou seja quando está iniciando os sintomas.

5. Que implantem no SUS o tratamento TROMBÓLISE MECÂNICA - cateter que retira coágulos da artéria, aumentando a janela para 24h após o primeira sintoma de AVC isquêmico.

6. Que os GOVERNOS INVISTAM nos PROGRAMAS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO AVC. Façam parcerias com Associações e ONGS que trabalham com esta CAUSA.

A ocorrência, apesar da maioria ser em idosos, independe de faixa etária, sexo e raça. BEBÊS TEM AVC! CRIANÇAS TEM AVC! JOVENS TEM AVC! ADULTOS TEM AVC! NÃO SÓ IDOSOS!!
Estatísticas brasileiras indicam que o AVC é a causa mais frequente de óbito na população adulta (10% dos óbitos) e consiste no diagnóstico de 10% das internações hospitalares públicas.

Nos últimos 15 anos, a terapia trombolítica (injeção que dissolve coágulos) e os cuidados em Unidades de AVC trouxeram excepcional avanço, ao ponto de se configurarem como as principais formas de intervenção com melhores resultados prognósticos. (dados do Ministério da Saúde)

AVC TEM TRATAMENTO!!!

Saiba mais acessando www.amavc.com.br / facebook: amavc mg / contato@amavc.com.br