Chega de mortes por AVC em hospitais sem tratamento!

Para: Presidente Sr Jair Bolsonaro, Governador MG Sr Romeu Zema, Secretario Est Saúde Dr Carlos Eduardo Amaral, Prefeito Lagoa Santa Sr Rogerio de Matos Avelar, vice presidente Conselho Estadual Saúde Sr Ederson Alves, presidente da Câmara Municipal Lagoa Santa Sr Leandro Cândido, diretor Santa Casa de Lagoa Santa Sr Paulo Cesar Boschi, Coordenador CAO Saúde de MG dr Nélio Dutra.

Diante da INÚMERAS OCORRÊNCIAS DE MORTES, DEVIDO A INTERNAÇÃO EM LOCAL QUE NÃO TEM TRATAMENTO AO AVC, além da LONGA ESPERA para TRANSFERÊNCIA aos HOSPITAIS ESPECIALIZADOS, foi criado esta PETIÇÃO PÚBLICA, um Abaixo-assinado que tem como OBJETIVO envolver os que se sentem ameaçados pela negligência médica, hospitalar e dos governos para que tomem medidas urgentes, que podem SALVAR VIDAS e EVITAR MORTES E SEQUELAS DESNECESSÁRIAS.

VOCÊ SABIA QUE:

- O AVC MATA 1 BRASILEIRO A CADA 5 MINUTOS?
- É a SEGUNDA causa de MORTE no Brasil e a PRIMEIRA em SEQUELAS?
- O AVC está entre as 10 causas de MORTE INFANTIL?
- 80% da população NÃO SABEM O QUE É, E NEM RECONHECEM O AVC?
- O mais grave: A GRANDE MAIORIA DOS HOSPITAIS NÃO TEM TRATAMENTO DE AVC E NEM O BÁSICO: TER INFORMAÇÃO SOBRE AS DIRETRIZES DO AVC do Ministério da Saúde (tratamento clínico inicial e transferência ao Hospital capacitado ao AVC)?

- O AVC TEM TRATAMENTO e já está DISPONÍVEL NA REDE SUS?
- Que o tempo para o tratamento se limita a 4:30H do início dos sintomas?
- Menos de 3% (TRÊS por cento) conseguem tratamento de AVC?
- NOVAMENTE: SÓ 3% CONSEGUEM TRATAMENTO CORRETO DE AVC!

Portanto as MEDIDAS URGENTES SUGERIDAS SÃO:

1. Exigir que os HOSPITAIS e UNIDADES DE SAÚDE que NÃO TEM TRATAMENTO DE AVC, FAÇAM o PRIMEIRO ATENDIMENTO, ENCAMINHEM IMEDIATAMENTE AO HOSPITAL CAPACITADO e INFORMEM A FAMÍLIA a necessidade de transferir urgentemente. A população tem o DIREITO DE SABER E DECIDIR se levam o familiar diretamente ao hospital ou aguardam a transferência.

2. Coloquem INFORMATIVOS sobre Sintomas do AVC nos quadros de aviso de todas Unidades de Saúde para o conhecimento da população. AVC é uma EMERGÊNCIA MÉDICA e tem PRIORIDADE!

3. TRANSPORTE tem que ser PRIORIDADE para A TRANSFERÊNCIA. Se o local NÃO tem SAMU, viabilizar uma AMBULÂNCIA ou qualquer VEÍCULO adequado ao estado do paciente.

4. REGULAÇÃO DE LEITOS PRIORIZEM o AVC, ENCAMINHANDO OS PACIENTES O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL, porque o AVC é VAGA ZERO no AVC AGUDO (início dos sintomas).

5. MAIS HOSPITAIS COM DIRETRIZES DO AVC, disponibilizem mais TROMBÓLISE (medicamento que dissolve coágulos) E TROMBECTOMIA MECÂNICA (cateter que retira coágulos da artéria) na Rede SUS, aumentando a janela para 24h do primeiro sintoma, no AVC isquêmico.

6. GOVERNOS DAS 3 ESFERAS REALMENTE INVISTAM em PROGRAMAS DE PREVENÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS SINTOMAS DE AVC. Que façam parcerias com Associações e ONGS que trabalham com a CAUSA DO AVC para ampliar as ações desenvolvidas.

Obs: Estatísticas do Ministério da Saúde indicam:
- que o AVC é a causa mais frequente de óbito na população adulta (10% dos óbitos) e consiste no diagnóstico de 10% das internações hospitalares públicas.

Nos últimos 15 anos, a terapia trombolítica (injeção que dissolve coágulos) e os cuidados em Unidades de AVC trouxeram excepcional avanço, ao ponto de se configurarem como as principais formas de intervenção com melhores resultados prognósticos. (dados do Ministério da Saúde)

ESTÁ EM SUAS MÃOS !

PEDIMOS MAIS HOSPITAIS COM TRATAMENTO DE AVC, MAIS INVESTIMENTOS, MAIS PESQUISAS, MAIS CLÍNICAS DE REABILITAÇÃO, MAIS CUIDADO NO PÓS AVC!

ASSINEM E COMPARTILHEM!!

Este abaixo-assinado foi criado pela AMAVC Associação Mineira do AVC, com apoio das associações ABAVC - Associação Brasil AVC de Joinville, Ação AVC de Maceió, AAVCC de Cuiabá, voluntários, apoiadores e simpatizantes da CAUSA DO AVC.

www.amavc.com.br / facebook: amavc mg / [email protected]