Chega de mortes por AVC em hospitais sem tratamento!

Para: Presidente da República Sr Jair Bolsonaro, Governador de MG Sr Romeu Zema, Prefeito Lagoa Santa Sr Rogerio de Matos Avelar, Presidente Assembleia Legislativa de MG Sr Adalclever Lopes, vice presidente Conselho Estadual Saúde Sr Ederson Alves, presidente da Câmara Municipal Lagoa Santa Sr Leandro Cândido, diretor Santa Casa de Lagoa Santa Sr Paulo Cesar Boschi, Coordenador CAO Saúde de MG dr Nélio Dutra.

DIANTE DAS INÚMERAS OCORRÊNCIAS DE MORTE POR INTERNAÇÃO EM LOCAL QUE NÃO TEM TRATAMENTO AO AVC e ESPERA PROLONGADA para TRANSFERÊNCIA aos Hospitais Capacitados, foi criado esta Petição Publica, um Abaixo-assinado que tem como OBJETIVO envolver os que se sentem ameaçados pela negligência médica, hospitalar e dos governos para que tomem medidas urgentes, que podem SALVAR VIDAS e EVITAR MORTES E SEQUELAS DESNECESSÁRIAS.

VOCÊ SABIA QUE:

- O AVC MATA 1 BRASILEIRO A CADA 5 MINUTOS?
- É a SEGUNDA causa de MORTE no Brasil e a PRIMEIRA em SEQUELAS?
- O AVC acomete bebês e crianças e está entre as 10 causas de MORTE INFANTIL?
- O AVC TEM TRATAMENTO no AVC Isquêmico (+80% dos casos) o MEDICAMENTO TROMBOLÍTICO (dissolve coágulos) já está DISPONÍVEL NA REDE SUS, MAS se chegar ANTES DAS 4:30H do início dos sintomas, mas só 2% são tratados?
- O novo tratamento TROMBECTOMIA MECÂNICA (retira coágulo da artéria), aumentou para 24H do início dos sintomas, porém NÃO ESTÁ NA REDE SUS?
- 80% da população (incluindo profissionais de Saúde) NÃO SABEM RECONHECER QUANDO ALGUÉM ESTÁ TENDO AVC, PARA ONDE LEVAR E O QUE FAZER?
- O mais grave: A GRANDE MAIORIA DOS HOSPITAIS NÃO TEM TRATAMENTO DE AVC E NEM O BÁSICO: INFORMAÇÃO SOBRE AS DIRETRIZES DO AVC do Ministério da Saúde (tratamento clínico inicial e transferência ao Hospital capacitado ao AVC)?

Portanto as MEDIDAS URGENTES SUGERIDAS SÃO:

1. Exigir que os HOSPITAIS e UNIDADES DE SAÚDE que NÃO TEM TRATAMENTO DE AVC, FAÇAM o PRIMEIRO ATENDIMENTO, ENCAMINHEM IMEDIATAMENTE AO HOSPITAL CAPACITADO e INFORMEM A FAMÍLIA sobre os riscos do não tratamento (segundo as Diretrizes do Cuidado ao AVC do Ministério da Saúde). A população tem o DIREITO DE SABER E DECIDIR se levam o familiar diretamente ao hospital ou aguardam a transferência.

2. Coloquem INFORMATIVOS sobre Sintomas do AVC nos quadros de aviso de todas Unidades de Saúde para que a população tomem conhecimento que AVC é uma EMERGÊNCIA MÉDICA e tem PRIORIDADE

3. Que o TRANSPORTE deva ser PRIORIDADE, no MENOR TEMPO POSSÍVEL para A TRANSFERÊNCIA. Se o local NÃO tem SAMU, viabilizar uma AMBULÂNCIA ou qualquer VEÍCULO adequado ao estado do paciente.

4. Que a REGULAÇÃO DE LEITOS PRIORIZEM o AVC AUTORIZANDO OS PACIENTES COM SUSPEITA DE AVC SEJAM ENCAMINHADOS AOS HOSPITAIS CAPACITADOS, porque o AVC é VAGA ZERO no AVC AGUDO (início dos sintomas).

5. Que O GOVERNO FEDERAL AUMENTE OS LOCAIS COM TRATAMENTO DE AVC E IMPLANTEM NO SUS: TROMBÓLISE (medicamento que dissolve coágulos) caso não tenha E TROMBECTOMIA MECÂNICA (cateter que retira coágulos da artéria) aumentando a janela para 24h após o primeiro sintoma no AVC isquêmico.

6. Que os GOVERNOS DAS 3 ESFERAS INVISTAM em PROGRAMAS DE PREVENÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS SINTOMAS DE AVC. Que façam parcerias com Associações e ONGS que trabalham com a CAUSA DO AVC para ampliar as ações desenvolvidas.

Obs: Estatísticas brasileiras indicam:
- que o AVC é a causa mais frequente de óbito na população adulta (10% dos óbitos) e consiste no diagnóstico de 10% das internações hospitalares públicas.

Nos últimos 15 anos, a terapia trombolítica (injeção que dissolve coágulos) e os cuidados em Unidades de AVC trouxeram excepcional avanço, ao ponto de se configurarem como as principais formas de intervenção com melhores resultados prognósticos. (dados do Ministério da Saúde)

ESTÁ EM NOSSAS MÃOS EXIGIR QUE OS HOSPITAIS QUE NÃO TENHAM TRATAMENTO, NÃO TE INTERNEM OU SEU ENTE QUERIDO QUE ESTÁ COM SUSPEITA DE AVC, POIS SE NÃO TEM NEUROLOGISTA/TOMOGRAFIA/ TROMBOLÍTICO NÃO TEM TRATAMENTO AO AVC! TEM QUE TRANSFERIR AO HOSPITAL CAPACITADO JÁ!

PEDIMOS MAIS HOSPITAIS COM TRATAMENTO DE AVC, MAIS INVESTIMENTO, MAIS PESQUISA, MAIS CLÍNICAS DE REABILITAÇÃO, MAIS CUIDADO E DIGNIDADE!

ASSINEM E COMPARTILHEM!!

Este abaixo-assinado foi criado pela AMAVC Associação Mineira do AVC, com apoio das associações ABAVC - Associação Brasil AVC de Joinville, Ação AVC de Maceió, AAVCC de Cuiabá, voluntários, apoiadores e simpatizantes da CAUSA DO AVC.

www.amavc.com.br / facebook: amavc mg / contato@amavc.com.br