Situação de caos hídrico, interrupção do abastecimento humano, impossibilidade de produção agrícola, pecuária e da pesca artesanal no manancial estadual Lagoa Feia e entorno do Canal das Flexas RJ,

Para: Secretaria Estadual do Ambiente, INEA RJ, MPE, CERHI

Insegurança hídrica, impossibilidade de produção agropecuária, prejuízo com morte de animais, pela sede e ou atolados às margens dos canais assoreados, também ocorrendo interrupção do abastecimento humano na região da Baixada Campista, comunidades de Campos dos Goytacazes e município de Quissamã_RJ, entorno do Canal das Flechas e da Lagoa Feia; importante Manancial de Abastecimento Público do Estado do Rio de Janeiro. Isso ocorrendo, por consequência da operação inadequada das comportas no Canal, que reduziram drasticamente os níveis da Lagoa. Presença comprovada de Ciano Toxinas e Geosmina no corpo hídrico. A gestão inapropriada da estrutura hidráulica das comportas, fez e faz, com que a área do manancial, que já foi de 340km² , estejam menor que 170km², nos dias atuais.