Ajuste no Horário do Transporte Universitário para Melhor Atender os Estudantes
Para: Secretaria Municipal de Transporte da Prefeitura Urussanga
Por meio desta, nós universitários, apresentamos uma
solicitação referente ao transporte público da cidade. Nosso
objetivo maior é encontrar uma solução que se adeque e seja
justo para a maioria, visando uma melhor experiência
acadêmica e profissional na formação dos estudantes.
Nossa solicitação hoje é sobre o horário fixo de saída dos
ônibus às 22h15. A maioria dos estudantes universitários do
nosso município trabalham o dia todo, e o horário de chegada
em casa, às 23h, tem sido muito desgastante. Por vezes, o
ônibus acaba saindo depois das 22h15 e a viagem pode acabar
se alongando devido ao trânsito e alto fluxo de Criciúma.
Alem disso, outra questão é a entrega das carteirinhas para os
motoristas. A logística de entregar a carteirinha e deixar com
eles não tem sido boa nem para nós e nem para eles, por que
muitos não encontram sua carteirinha no momento de retornar
para casa e isso atrasa a viagem.
Dessa forma, gostaríamos de sugerir um novo modelo de
horários. Considerando que normalmente há três ou quatro
ônibus disponíveis, seria de bom grado estabelecer o horário
de saída conforme lotação, e apenas o último ônibus sair com o
horário fixo, às 22h15 (para aqueles que precisam de mais
tempo e/ou encerraram suas aulas 22h).
Nós nos comprometemos mutuamente, assim, em garantir que
o ônibus só saia da UNESC mais cedo se tiver lotado e sem
estudantes em pé.
Sobre as carteirinhas, solicitamos que seja apenas mostrada ao
motorista, sem a necessidade de recolhimento.
Também gostaríamos de pontuar que o fato de tomarem
decisões sem consultar os estudantes frustrou expectativas
prometidas. Afinal, relembrando, nos foi dado esta liberdade,
alegando que haveria melhorias no transporte universitário e
de maneira contradizente, não nos foi questionado. Por isso,
pedimos uma participação mais ativa naquilo que se diz direito
a nós estudantes, que utilizamos diariamente o transporte
público.
Desde já, agradecemos e aguardamos um retorno.
Universitários de Urussanga, transporte para UNESC.
Urussanga, 11 de março de 2025.