Escola Municipal 1° de Maio
Para: À Comunidade Escolar 1° de Maio e Comunidade em geral.
A Escola Municipal 1° de Maio, localizada à Avenida Adriano Dias dos Santos, 611, no bairro Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho, no distrito de Vicente de Carvalho, Guarujá/SP, é uma escola pública municipal que foi idealizada pela Prefeitura Municipal de Guarujá há mais ou menos 50 anos para ser um escola técnica profissionalizante com o objetivo atender às necessidades do mercado de trabalho local - comércio, indústrias e etc.
Dessa forma, há 44 anos até hoje, a Escola 1° de Maio vem cumprindo de forma bem-sucedida o seu papel social educacional, tendo formado, e ainda formando, um sem número de gerações de profissionais técnicos de sucesso, os quais desde então, estão inseridos nos mais variados ramos do mercado laboral de nossa região.
Há 44 anos, a E.M 1° de Maio vem positivamente e literalmente, transformando vidas.
Agora, mais recentemente a Prefeitura de Guarujá vem anunciando que cederá o prédio do 1° de Maio para o governo federal, a fim de que este reforme o prédio, e a seguir, nele instale um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF).
Porém, isso pode significar a extinção da E.M 1° de Maio, de seus cursos técnicos e de sua tradição e história de sucesso de 44 anos.
A comunidade escolar do 1° de Maio não é contra a vinda e implantação de um IF para o Guarujá. Reconhecemos a importância de a cidade poder contar com um centro de excelência educacional como é um IF.
Entretanto, para além de vontade política da Prefeitura, não vemos motivo para que se acabe a história de uma escola tão querida, tão importante e relevante para a cidade.
O Instituto Federal deve vir. É importante que venha. É importante para todos nós.
Mas deve vir para somar e agregar e não, para muito possivelmente, extinguir a história vitoriosa do 1° de Maio, de muitos e relevantes serviços prestados para a educação da cidade de Guarujá e seus munícipes, por décadas até o presente.
Nesse sentido, a comunidade escolar da E.M 1° de Maio (alunos, ex-alunos, pais e familiares de alunos e de ex-alunos, docentes e etc) e membros da comunidade em geral, abaixo assinada, muitos dos quais eleitores da atual Administração, vem por meio do presente reinvindicar ao senhor prefeito que a vinda do Instituto Federal para o prédio da E.M 1° de Maio não signifique a sua extinção. Antes, que ela possa continuar com a sua importante história e prestação de serviços para a comunidade de Guarujá. Ou de forma compartilhada com o IF no mesmo prédio em que tem estado por tanto tempo, ou em outro próprio municipal adequado.
Dessa forma, nos abaixo assinamos e nos manifestamos em prol da manutenção e continuação da existência da E.M 1° de Maio e de seus cursos técnicos, para além também, da vinda do IF.
Agradecemos pela atenção e pela colaboração com esta escola que tanto fez por tantos.
Vida longa e próspera à E.M 1° de Maio! (“SomosTodos1ºdeMaio”)