Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

ABAIXO-ASSINADO COLETIVO EM DEFESA DE UM FECHAMENTO PERIMETRAL SEGURO NO EMPREENDIMENTO “CIDADE SETE SÓIS”

Para: MRV Engenharia



ABAIXO-ASSINADO COLETIVO EM DEFESA DE UM FECHAMENTO PERIMETRAL SEGURO NO EMPREENDIMENTO “CIDADE SETE SÓIS”

À MRV Engenharia

Nós, abaixo assinados, moradores, adquirentes e futuros residentes das unidades habitacionais do empreendimento “Cidade Sete Sóis”, situado na Rua B, S/N – Mussurunga, Salvador/BA, vimos, por meio deste instrumento coletivo, manifestar nossa preocupação, repúdio e exigência formal de medidas efetivas de segurança quanto ao fechamento perimetral do referido empreendimento.

Tendo em vista a grave realidade da região, marcada por conflitos entre facções, operações policiais constantes e sensação de vulnerabilidade urbana, a mera instalação de cerca viva como forma de fechamento é absolutamente inaceitável e representa risco real à integridade física, emocional e patrimonial de todos os residentes.

Exigência fundamentada: segurança não é luxo, é direito constitucional

Reafirmamos que a segurança é um direito fundamental, inviolável e constitucionalmente protegido, nos termos do art. 5º, caput, da Constituição Federal, e deve ser considerada elemento essencial à dignidade da pessoa humana (art. 1º, III, da CF/88).

Base jurídica ampliada

Nos fundamentamos nos seguintes dispositivos legais:


Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90):

Art. 6º, I: direito básico à vida, saúde e segurança do consumidor.

Art. 14: responsabilidade objetiva da construtora por danos decorrentes de defeitos ou omissões na prestação dos serviços, incluindo falhas na proteção do ambiente residencial.


Código Civil:

Art. 421-A: reforça a função social dos contratos e o equilíbrio entre as partes.

Art. 422: impõe boa-fé objetiva e lealdade na execução contratual.

Art. 186 e 927: responsabilidade civil por ato ilícito e obrigação de reparação de danos decorrentes da negligência ou omissão.


Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01):

Art. 2º, I, II e VI: garante o direito à cidade segura e impõe responsabilidade compartilhada pelo desenvolvimento urbano justo e seguro.


Jurisprudência predominante:

Os tribunais têm decidido reiteradamente que construtoras são responsáveis por garantir a segurança mínima dos empreendimentos entregues, especialmente em zonas urbanas de risco.


Solicitação objetiva

Exigimos a substituição imediata da previsão de cerca viva por fechamento perimetral sólido, com uso de muros de concreto ou placas pré-moldadas, com altura compatível à realidade de risco da região, e projetados conforme normas técnicas de segurança habitacional (ABNT e Corpo de Bombeiros/PMBA).

Compromisso coletivo e consequências legais

Informamos que, caso a MRV mantenha omissão ou recusa quanto a essa reivindicação legítima e juridicamente respaldada, nos reservamos o direito de:

ingressar com ação coletiva judicial;

solicitar indenizações por danos morais e materiais;

denunciar o caso junto a órgãos de defesa do consumidor (PROCON), Ministério Público e Defensoria Pública;

mobilizar a mídia e as redes sociais para ampla divulgação da situação.


Nós, moradores do “Cidade Sete Sóis”, estamos unidos, organizados e atentos. Exigimos respeito, segurança e responsabilidade.

Salvador/BA,

Assinaturas dos moradores:







Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 21 abril 2025
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
190 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar