Reclamação da aplicação de prova
Para: Centro Universtário Una
Prezados(as),
Nós, alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UNA, vimos por meio deste documento apresentar reclamação formal acerca da forma de aplicação das avaliações presenciais, a qual está sendo realizada por meio da projeção de slides, escritas ou ditadas com questões, exigindo que os estudantes copiem as perguntas em folhas avulsas para posterior resolução.
Essa metodologia, além de não estar expressamente prevista no Manual do Aluno, compromete o direito à acessibilidade, clareza e igualdade de condições, violando princípios contratuais (Cláusulas 1.4, 1.5 e 5.1 do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais) e dispositivos do Código de Defesa do Consumidor (art. 6º, III).
Ressaltamos ainda que há omissão institucional quanto à definição clara e pública sobre o formato das avaliações presenciais, o que gera insegurança jurídica e pedagógica aos estudantes. A ausência de critérios objetivos previamente comunicados reforça a imprevisibilidade do processo avaliativo e fere os princípios da transparência e da boa-fé objetiva previstos no CDC.
A prática em questão pode afetar negativamente o desempenho acadêmico, sobretudo de alunos com necessidades específicas, transtornos de aprendizagem ou dificuldades visuais, além de não estar alinhada à qualidade esperada de uma avaliação formal.
Dessa forma, solicitamos à Direção Acadêmica e às Coordenações que a metodologia de avaliação presencial seja revista, e que as provas sejam aplicadas por meio impresso nas provas ou outro meio adequado, que garanta a legibilidade, compreensão e tratamento isonômico a todos os discentes.
Estamos à disposição para diálogo institucional e nos comprometemos a colaborar para soluções que melhorem o processo pedagógico da Instituição.
Atenciosamente,
Estudantes dos cursos de graduação do Centro Universitário UNA