MANIFESTO EM DEFESA DA SAÚDE DOS SERVIDORES DA SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL
Para: SINDATE, SINDENFERMEIRO
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores patrimônios do povo brasileiro. No entanto, no Distrito Federal, quem sustenta esse sistema — os trabalhadores da saúde — vive uma realidade cruel e insustentável.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) enfrenta há anos um déficit crônico de profissionais, fruto da ausência de concursos públicos, aposentadorias, licenças por adoecimento e exonerações. Somado a isso, há uma constante sobrecarga de trabalho, jornadas extenuantes, acúmulo de funções e a precarização das condições de trabalho.
O resultado é visível: adoecimento físico, mental e emocional dos profissionais, risco constante à qualidade da assistência prestada à população e o colapso iminente dos serviços de saúde.
Diante desse cenário, não podemos mais silenciar! Convocamos todos os servidores da saúde, sindicatos, conselhos profissionais, sociedade civil, movimentos sociais e toda a população do Distrito Federal para se unir nessa luta!
Exigimos que o Governo do Distrito Federal, a Câmara Legislativa do DF, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público do DF e Territórios e a Defensoria Pública do DF cumpram seu papel na defesa do interesse público, da dignidade do trabalho e do direito à saúde.
Nosso silêncio adoece, nossa voz transforma.
?? ASSINE E LUTE PELA SAÚDE DE QUEM CUIDA DE VOCÊ!
O sistema de saúde do Distrito Federal está à beira do colapso! Milhares de profissionais da saúde estão adoecendo física e mentalmente, vítimas de sobrecarga, jornadas desumanas e falta de condições dignas de trabalho.
A falta de profissionais é uma realidade que atinge hospitais, unidades básicas e serviços de emergência. Quem paga esse preço? Os trabalhadores da saúde e toda a população do DF!
?? Estamos mobilizados! Exigimos do Governo do Distrito Federal:
?? Reposição imediata do quadro de profissionais da saúde!
?? Políticas reais de proteção à saúde mental dos servidores!
?? Melhoria nas condições de trabalho e valorização dos profissionais!
? Não aceitaremos mais adoecer para garantir saúde à população.
? Não aceitaremos que a negligência continue destruindo vidas!
?? Este abaixo-assinado é a nossa voz coletiva. É a sua oportunidade de fazer parte dessa luta que salva vidas!
?? ASSINE, COMPARTILHE E AJUDE A PRESSIONAR O GOVERNO!
Porque sem trabalhador da saúde, não tem SUS. Sem SUS, não tem vida.