Desconto ou isenção de Pedágio para Motos nas Rodovias do Sul de Minas (EPR Vias do Café)
Para: Motociclista do Sul de Minas
Nós, motociclistas e cidadãos do Sul de Minas Gerais, que utilizamos diariamente as rodovias administradas pela concessionária EPR Vias do Café, viemos por meio desta petição solicitar justiça tarifária e inclusão das motocicletas no Desconto de Usuário Frequente (DUF).
Atualmente, o DUF é oferecido apenas a carros de passeio com tag eletrônica. As motocicletas, mesmo com uso diário e recorrente, são obrigadas a pagar o valor integral do pedágio todos os dias, sem nenhum benefício, o que fere o princípio da isonomia no tratamento aos usuários da via.
Os carros com tag recebem desconto progressivo — motos pagam sempre o valor integral, mesmo usando mais. Isso é injusto, anti econômico e desrespeita trabalhadores e estudantes que dependem da moto como principal meio de locomoção
Nossa reivindicação:
1. Inclusão das motocicletas no DUF, nas mesmas condições oferecidas aos veículos de passeio;
2. Consideração da rotina dos motociclistas que utilizam a rodovia para ir ao trabalho, estudar, prestar serviços ou fazer entregas;
3. Redução do valor cobrado ou até mesmo isenção total para motociclistas frequentes;
4. Abertura de consulta pública pela ANTT e pela EPR sobre a política tarifária atual que exclui as motos.
?? Abrangência:
Esta petição se refere às seguintes praças de pedágio administradas pela EPR Vias do Café no Sul de Minas Gerais:
P1 – Nepomuceno (BR-265, km 366,5)
P2 – Boa Esperança (BR-265, km 396)
P3 – Muzambinho (BR-146, km 529,2)
P4 – Monte Santo de Minas (CMG-491, km 46)
P5 – Alfenas (CMG-491, km 159,1)
P6 – Três Corações (CMG-491, km 251,6) – entre Três Corações e Varginha
?? Por justiça e igualdade, exigimos que a EPR e a ANTT revejam esta política excludente e adotem uma cobrança justa, acessível e proporcional ao perfil do usuário.