Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição pelo Reajuste Urgente das Bolsas-Auxílio para Estagiários do Estado do Rio Grande do Sul

Para: Governador(a) do Estado do Rio Grande do Sul Secretário(a) da Administração e dos Recursos Humanos Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Introdução:
Nós, estagiários e estagiárias da Administração Pública Estadual Direta e Indireta, viemos por meio desta petição online manifestar nossa profunda insatisfação com a falta de reajuste nos valores das bolsas-auxílio. O último reajuste, de 25,97%, foi concedido em 1º de março de 2014, há mais de 11 anos. Desde então, os valores por hora permanecem R$ 2,77 para o nível médio e R$ 3,31 a R$ 4,79 para o nível superior.

Problema:
O estágio educacional tem como objetivo complementar o ensino e a aprendizagem do estagiário. Para isso, o estagiário deve receber uma bolsa-auxílio, cujo valor deve ser revisto conforme a disponibilidade do Estado. A ausência de reajuste por mais de uma década desvaloriza o trabalho e o esforço dos estagiários, cujas responsabilidades incluem o cumprimento de uma jornada de até seis horas diárias, compatível com o horário escolar. Essa defasagem salarial prejudica a permanência e o desenvolvimento de muitos estudantes, tornando a bolsa-auxílio incompatível com o aumento do custo de vida.

Nossa reivindicação:
Solicitamos o reajuste imediato e contínuo dos valores das bolsas-auxílio para estagiários. É fundamental que os valores sejam atualizados para refletir a realidade econômica atual e garantir que o programa de estágio continue a ser um instrumento de aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano, como previsto na legislação.

Além da bolsa-auxílio, a legislação assegura aos estagiários o direito ao auxílio-transporte e vale-refeição. No caso do auxílio-transporte, é garantido aos estagiários que precisam usar transporte público para se deslocar. A atualização dos valores da bolsa-auxílio é um passo crucial para valorizar a mão de obra dos estagiários e manter a relevância do programa.


Conclusão:
Conclamamos as autoridades a agirem com urgência para corrigir essa injustiça. O investimento nos estagiários é um investimento no futuro do serviço público do Rio Grande do Sul.

Assinar esta petição.
Já Assinaram
49 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Abaixo-Assinado criado por:

Contatar Autor




Qual a sua opinião?


Esta petição foi criada em 19 agosto 2025
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar

Não à usina de Usina de Belo Monte!
Pena máxima pela morte do Yorkshire
Contra o aumento nos salários
Sancionar Ato Médico