EFETIVIDADE DOS ESTAGIÁRIOS TJ-RS
Para: Excelentíssimo Senhor 3° Vice Presidente do Tribunal de Justiça - RS
Em nome dos estagiários do Tribunal de Justiça, por meio deste, solicitamos a sua RECONSIDERAÇÃO na ordem dada através da intranet (portal Themis) deste Tribunal de Justiça, no que tange ao não registro de efetividade para os estagiários lotados em Porto Alegre nos dias 18, 25 e 30 do mês de junho, segundo orientação contida nas Ordens de Serviço nº 003/2014-P e 009/2014-P.
O motivo deste pedido, Excelência, se embasa no fato de que a maioria de nós, estudantes, utilizamos a bolsa recebida para cobrir as despesas próprias, como estudos, e ainda auxiliamos em algumas despesas de casa, servindo os valores como uma ajuda para a nossa família.
Há também que se levar em conta que nos dias em que teremos horário reduzido, dias 12, 17 e 23 de junho do corrente ano, muitos de nós não conseguiremos cumprir o horário integral porque estudamos pela manhã e viríamos trabalhar apenas duas horas - o que redundaria em perda salarial.
Ainda há de ser destacada a importância que nós temos para o Tribunal de Justiça, empenhando-nos no desenvolvimento de nossas tarefas e contribuindo na sua melhor forma de prestação de justiça. Assim, solicitamos atenção para a reconsideração quanto à decisão de não efetivar o ponto dos estagiários nos dias em que não haverá expediente e também nos dias em que o expediente terá o horário reduzido, visando evitar maiores perdas financeiras e desmotivação por parte dessa classe de profissionais.
Também é digno de se ressaltar que durante a greve dos rodoviários - no ápice de um verão de 40°C - nós, estagiários, viemos trabalhar a pé, de bicicleta e de carona com outras pessoas, ou ainda pagando táxi para se deslocar, mas não deixamos de estar presentes durante todo o movimento. Isso demonstra o nosso comprometimento com o Tribunal de Justiça. Esperamos contar com a sensibilidade de Vossa Excelência, relevando a importância do estágio e o cunho social que ele acaba cumprindo em nossas vidas.