Abaixo-assinado VOTO NEGATIVO JÁ

Para: Congresso Nacional

Em uma eleição para prefeito, governador ou presidente, os votos refletem a decisão da maioria dos eleitores, principalmente com a prática do 2º turno onde o vencedor deve obter 50% dos votos válidos mais 1 voto. Isso garante que o eleito realmente será o representante da maioria dos eleitores. Contudo, nas eleições para o legislativo isso não ocorre. Primeiro pela quantidade imensa de candidatos, segundo pelo arcaico coeficiente eleitoral que ainda é utilizado, onde um candidato que obteve um número ínfimo de votos pode ser eleito com a ajuda de outro candidato da mesma coligação que obteve um número maior de votos. (Todos nós nos lembramos do que ocorreu com o deputado Tiririca que acabou ajudando na eleição de outros deputados com um número menor de votos). Esse abaixo-assinado sugere uma alteração na forma de eleger os candidatos ao legislativo Brasileiro. A sugestão é a adoção de uma espécie de voto NEGATIVO que simbolizaria a rejeição dos eleitores à eleição de um determinado candidato e se um candidato obtivesse um número maior de votos NEGATIVOS do que dos votos tradicionais POSITIVOS ele não seria eleito. A Muito a se discutir sobre o assunto, como por exemplo, se a taxa para anulação de um voto POSITIVO seria de 1x1 ou se talvez esse valor devesse ser mais alto (2x1, 10x1). Outra situação a ser discutida é se esses votos podem ou não ser levantados na mesma urna de votação, no mesmo dia, se é obrigatório ou opcional, se poderá ser dado a apenas um candidato ou vários, etc.
Acredito que vale a discussão. Muitos candidatos, senão a maioria NÃO REPRESENTA a população como um todo. São colocados no poder por um número de eleitores muito pequeno comparado ao número total de eleitores a quem eles deveriam representar. O voto NEGATIVO nos ajudaria a evitar com que um candidato que tenha rejeição maior que a afinidade chegasse ao poder, e legislasse representando à todos, mesmo os que não o aprovam. Ideia que se aproxima mais da democracia propriamente dita, onde a vontade da maioria deve ser respeitada.