Abaixo-assinado Em defesa da Língua Inglesa na Matriz Curricular da Escola Pública do Paraná
Nós, professores e estudantes de Língua Inglesa da Educação Básica da rede pública de ensino do Estado do Paraná, gestores e comunidade escolar em geral, vimos manifestar nossa preocupação e indignação em relação à forma como a Secretaria de Estado da Educação - SEED encaminhou a discussão sobre a Matriz Curricular e tornou pública sua sugestão de retirar 4 aulas de Inglês do Ensino Médio. Tal medida foi tomada com base no argumento de que para melhorar os resultados do IDEB no Paraná, é necessário ampliar o número de aulas de Língua Portuguesa e Matemática. Essa decisão é contrária à Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, conforme está disposto no Artigo 26 § 5º que diz: na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição. Cabe ressaltar que a lei aqui referenciada não está sendo atendida, visto que, até o momento, não houve nenhuma consulta à comunidade escolar, como um todo, que compreende pais, alunos, professores, funcionários... Reconhecendo a importância da Língua Inglesa no contexto histórico atual, caracterizada como língua internacional, falada por quase um terço da população mundial e que representa o principal meio de comunicação entre as nações, consideramos que os alunos da escola pública do Paraná não podem ser privados do acesso ao ensino da Língua Inglesa e de todas as possibilidades de ampliação cultural e inserção no mundo globalizado que esta oportuniza. Sendo assim, nós, abaixo-assinados, solicitamos a permanência de no mínimo 2 aulas semanais de Língua Inglesa, em todas as séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio.