Abaixo-assinado CRIAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA.
Para: REITORIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; REITORIA DO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO; GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO.
A insegurança jurídica dos negócios imobiliários é um entrave para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso. O sistema registral, criado pela Lei 6015/73, é eficiente. Porém, ele foi constituído sobre muitos títulos precários, sem controle de origem, com erros cartográficos desde as capitanias hereditárias.
Serão necessários Engenheiros Agrimensores e Cartógrafos para criar, gerenciar e apresentar base cartográfica eficiente e confiável para solucionar problemas cartográficos existentes em muitos títulos precários.
A agrimensura é uma das mais velhas artes praticadas pelo homem. Os registros históricos indicam que essa ciência se iniciou no Egito, quando Heródoto (1400 a.C.) determinou que fosse feita a divisão das terras às margens do Nilo, em glebas, com a finalidade de lançamento de impostos. Como as enchentes anuais nesse rio arrebatavam porções dessas glebas, foram indicados agrimensores para restabelecer os limites. Os pensadores gregos desenvolveram, então, a Ciência da Geometria, em consequência desse trabalho.
Os Engenheiros Agrimensores e Cartógrafos são profissionais com forte embasamento técnico-científico habilitados a atuar na descrição; definição e monitoramento de espaços físicos; além da criação, organização, preservação e atualização de arquivos de informações geográficas e/ou topográficas.
Eles utilizam ferramentas matemáticas e estatísticas, aliadas à modernas tecnologias como posicionamento por satélites, sensoriamento remoto, geoprocessamento e sistemas de informações geográficas, coordenam e executam levantamentos topográficos, cartográficos, geodésicos, batimétricos e fotogramétricos, assim como desenvolvem atividades de georeferenciamento de imóveis rurais, elaboram projetos e executam serviços de loteamento, desmembramento e remembramento de imóveis rurais e urbanos, locações de sistemas de saneamento, irrigação e drenagem, traçados de cidades, estradas, montagens mecânica de precisão, e outros serviços afins e correlatos.
É também função destes profissionais a concepção e a elaboração de projetos que visem a sistematização do mapeamento nos níveis municipal, estadual e nacional.
Em 1949, a ONU (Organização das Nações Unidas) reconheceu a importância da Cartografia através da seguinte assertiva, lavrada em Atas e Anais: "CARTOGRAFIA - no sentido lato da palavra não é apenas uma das ferramentas básicas do desenvolvimento econômico, mas é a primeira ferramenta a ser usada antes que outras ferramentas possam ser postas em trabalho".
Sendo assim, solicitamos a criação do curso graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartografia para ajudar no desenvolvimento do Estado de Mato Grosso.