Revogação da Lei n° 14.350/2022 - ProUni
Para: Governo Federal, MEC, Câmara de Deputados
Brasil, 04 de Outubro de 2022.
Nós, estudantes de escolas públicas e bolsistas de escolas particulares, solicitamos a revogação da nova lei do ProUni de n°14.350/2022, sancionada em 25 de maio de 2022.
Com essa nova lei, o que antes era classificado por maiores notas entre alunos de escolas públicas e bolsistas integrais de escolas particulares, está sendo classificado de forma geral, considerando uma lista de prioridade, o que impossibilita bolsistas de garantirem vagas nos cursos mais concorridos.
Solicitamos que o Governo, o Senado e a Câmara, recorrem ao MEC e reconsiderem a tomada de decisão deste novo método.
Recorremos á bolsas de estudos do MEC justamente pela impossibilidade de arcar com os altos custos das faculdades, tendo uma lista de prioridade para vagas, acreditamos que bolsistas integrais que estudaram em escolas públicas, jamais alcançarão suas vagas em cursos com altas concorrencias independente de suas notas. Além do mais, a cota de baixa renda era a oportunidade para muitos alunos. O ProUni foi criado com o intuito de atender quem de fato precisa, alunos não bolsistas que passaram todo o Ensino Médio em escolas particulares podem recorrer ao FIES ou processos seletivos das próprias Instituições privadas. Buscamos nossos direitos de volta, nossas vagas nas instituições!
Invés de alterar os requisitos para os Programas Estudantis para Ensino Superior, porque não alterar a qualidade de ensino brasileira? O que deveria ser de interesse do MEC, é o nível de conhecimento dos alunos, a preparação no Ensino Médio, vemos que institutos federais que oferecem 2° grau tem altos investimentos, com ótima qualidade de ensino. Por que não levar esses investimentos para escolas públicas para garantir que seus alunos tenham o mesmo nível de alunos que vieram de instituições privadas?
Gostaria de ressaltar o impacto que todas as universidades sofreram nesse período de 2 anos de pandemia. Nossa educação foi prejudicada devido ao Covid-19, enfrentamos dificuldades no Enem 2021. Pedimos para considerarem as notas de 2020 nas edições 2023 do ProUni, devido ao baixo desempenho no Enem 2021, não é justo para aqueles que não tiveram recursos para um bom desenvolvimento de aprendizado, desperdiçar as melhores notas, por conta da pandemia. Houve poucas ofertas de vagas nas edições passadas e a realidade de muitos foi escolher não participar de processos seletivos devido ao risco de contaminação.
Outra alteração que pôde ter impossibilitado nossos ingressos em universidades, foi a visualização da nota e classificação parcial somente a partir de 0h, antes a classificação visualizada no momento da seleção da IES, aumentava nossas chances de ingressar na faculdade, mesmo que fosse em lugares distantes... Com a nova medida, como vamos garantir nossas vagas sem saber nossa média? Aguardar até 0h, é um desperdício de oportunidade e de tempo.
O atraso na Lista de Aprovados Prouni 2/2022, juntamente com a queda em todo momento e a falta de comunicação do sistema, devem ser revisados para futuras edições de Programas Estudantis (Sisu, ProUni, Fies), as redes sociais é uma ótima ferramenta de comunicação, então pedimos para aproveitarem e esclarecer sobre os problemas técnicos. Mantermos informados, é um direito nosso e evita danos psicológicos.
Aos senhores, agradecemos até então pelo aumento de ofertas de vagas, acreditamos que muitos alunos realizaram seus sonhos de ingressar na Faculdade, mas solicitamos por todos aqueles que perderam suas vagas que escutem nosso apelo e tomem medidas para a melhoria da Educação Superior Brasileira.
São 121 vozes de todo o Brasil que querem ser escutadas!
COMENTÁRIOS
Este espaço é destinado para as opiniões dos assinantes:
A.P.S - "Revogação já"
E.M.B - "CONCORDO"
J.P.R - "Eu apóio"
T.B - "Fui prejudicada pela nova mudança e penso que devido a finalidade do programa ser possibilitar que jovens de baixa renda acessem o ensino superior, o mesmo deveria ser aberto só para estudantes de escola pública ou particular com bolsa integral e que sejam de baixa renda. Adicionar alunos que conseguiram pagar um ensino privado faz o programa perder sentido. Ele devia ser entre somente alunos que não tem condições de arcar com uma faculdade particular. Peço que a nova mudança seja revisada"
L.S.D.C - "apoio."
I.N.F.B - "Apoio"
C.B.P - "Concordo"
A.R.O - "Concordo"
M.H.S.M - "Me sinto prejudicado"
V.C.A - "Revogação já"
G.L - "Assino"
M.M.R - "Eu revogo"
C.S.S - " Descaso total com os estudantes, muito atraso nas datas, o site é terrível, e ainda por cima não divulgam as notas provisórias na data correta."
J.V.P - " Já nem sei quantas vezes já entrei no site do prouni para verificar se já saiu, espero que o resultado possa sair ainda hoje para que ninguém possa sair prejudicado com essa demora sem cabimento."
A.D.A - "Uma vergonha tudo isso!"
L.M.M.L - " Total descaso com o aluno, principalmente de escola publica, já é a segunda vez que eu estou passando por esse processo, no qual só esta me gerando uma dor de cabeça enorme."
M.S.S.S - "Apoio"
G.D.S - "Não passei na única vaga do prouni no curso de Letras pq um professor a pegou (mesmo tendo 100 PONTOS a menos que eu) ,pois por ele ser professor é PRIORIDADE ,e eu fiquei em segundo lugar , obrigada governo pelo o seu senso de justiça . "
N.P.D - "Isso é uma falta de compromisso com nós estudantes. "
J.O.T - "é isto"
T.F - " Me sinto totalmente prejudicado por ter sido bolsista de escola privada, pois com essa nova lei será impossível conseguir qualquer bolsa mesmo com nota elevada. Se fui bolsista obviamente quer dizer que não possuía renda suficiente para arcar com escola privada. Esse novo modelo de preferencia tornou o Prouni totalmente inviável."
L.M.S - "O mec não teve nnehum respeito com os estudantes, resultado demorou, site caiu e até agora não enviaram a relação de aprovados as universidade impossibilitando o envio de documentos."
C.R - "Apoio"
L.A.D.S - "A exclusão de bolsistas integrais os quais não possuem condições de arcar com faculdades particulares é injusta e sem lógica"
A.M.S - "Concordo"
K.O.S - "Apoio!!"
B.M.M - " Foi tirado direto do Pcd de escola privada de baixa renda"
M.S.O - "Pcd independente de escola pública ou particular, continua pcd"
N.N - "Peço que essa lei seja melhor avaliada, pois estamos todos sendo prejudicados por essa lei"
A.A.S - "N pode para !"
K.M.S.L - "REVOGA JÁ "
D.G.C - "A educação é um direito de todos, mais nem todos tem esse direito respeitado "
M.C.S - "Eu apoio. "
A.M.A.P.B - " Estudei com bolsa integral em escola particular e antes o Prouni era uma grande chance para mim, agora é impossível pois para medicina por exemplo só são selecionados alunos da prioridade 2, excluindo todos os outros que também tiraram notas boas. Além de que eu passei para a penúltima prioridade, mesmo tendo estudado TODO ensino médio com bolsa."
M.S.F - " Até o momento já foram mais de 30 horas que o INEP não disponibiliza a lista de espera do Prouni. Esse ano não foram CAPAZ de cumprir nenhum prazo do cronograma. Um verdadeiro absurdo"
J.A.A - "Liberação das notas do prouni"
W.V.R.S - " Até hoje nada,prouni está de palhaçada com os alunos,e quando vamos entrar em contato com eles,falam "vocês tem que entrar em contato com a faculdade",aí entramos em contato com a faculdade que é uma luta atender a gente,então falam que é o mec que tem que disponibilizar essa lista,e cadeeeee mesmo???Em mec e inep"
G.M.M.S - “ É fundamental para nós estudantes que a nota do Enem 2020, que foi realizado em 2021, possa ser utilizado no ProUni 2023, isso irá ajudar muitos a terem mais uma oportunidade de ingressarem no ensino superior, pessoas que foram prejudicadas pela pandemia e pela bagunça das últimas edições do ProUni!!“
T.S.C - “ Injusto“
V.C.S - “ Por um processo mais justo para aqueles que não tem condições financeiras e estudaram em instituições privadas. Por que os alunos das federais, CEFET's, Colégios Pedro II e etc da vida tem cota?“
E.A.N.R - “ Bolsistas estão sendo muito prejudicados”
N.A.S - “ Tirem essa ordem de prioridade do PROUNI. É injusto que uma pessoa que tirou 400 ficar na frente de quem tirou 700+ no ENEM. Os bolsistas de escolas particulares foram, extremamente prejudicados com essa mudança.”
P.A - “ Lei, sem amplitude social, que tira a livre concorrência dos alunos”
V.H.M.C - “ Essa lei representa um retrocesso e um descaso com os estudantes. Totalmente injusto. Revogação JÁ.”
L.H - “ Do que vale tirar 700+ quando uma pessoa com menos de 500 passa e você não? O esforço não vale mais nada nesse país, mudem logo isso.”
A.M.S - “ Boa tarde!!! Por favor converte a injustiça que foi feita com bolsistas.”
J.M.P - “ Se desejam auxiliar as camadas com menor poder aquisitivo coloque apenas a renda como critério. As "prioridades" desmerecem, de certa forma, todo esforço que bolsistas integrais tiveram.”
A.T - “ Fui prejudicada”
M.E.L.C - “ É um absurdo isso!!! Milhões de jovens sendo prejudicados”
V - “ Prejudicou muito alunos de baixa renda com bolsa de 100%”
N.D.S - “ Essas prioridades novas são ridículas. Uma pessoa que tirou 450 pontos ficou acima de outra que tirou 789. Apenas ridículo. A seleção deve ser feita apenas por renda (já que o intuito do programa seria esse) e classificar igualitariamente ambos (escola pública e bolsistas 100%) com critério da NOTA superior ir, logicamente, para uma colocação superior e por assim vai.”
H.R.A - “ O lema do programa é "Universidade para Todos", mas parece que alguém andou esquecendo disso. Os bolsistas integrais de escolas particulares só são ou foram bolsistas por serem de baixa renda e muitos dependem unicamente desse programa para ingressar numa faculdade. As Faculdades Publicas do meu estado, por exemplo, não possuem todos os cursos, bem como não possui o meu, que só encontro nas particulares, a qual não tenho condição de pagar. ANULEM ESSA LEI, POIS ELA FOI MAL FEITA E ESTAMOS SENDO PREJUDICADOS, QUEREMOS NOSSOS ESPAÇOS DE VOLTA E NÃO ESTAMOS EXIGINDO NADA ALÉM DO QUE NOS É DIREITO: A EDUCAÇÃO”
J.W.S.J - “ Revogação,Já! Bolsistas integrais estão sendo extremamente prejudicados.”
G.G.M - “ Absurdo isso, perder vaga para pessoas que tiraram 600 pontos. Revogação já!”
F.S.P.F - “ Sou PcD e estudei em colégio particular. Antes da mudança da lei e o estabelecimento de grupos de prioridade eu tinha um sonho, mas com a nova lei o meu sonho e o de milhares de brasileiros foram destruídos. Dizem que abriram para estudantes de escola particular, mas isso na prática só serve para cursos que sobram vagas. Os cursos mais concorridos são todos ocupados pelo critério II. Foi um grande embuste essa lei. Agora o PcD que estudou em escola particular se lascou, pois não tem direito a cota do Sisu e na prática também não tem mais pelo ProUni em cursos altamente concorridos como Medicina, Direito e Engenharia Civil!”
F.L.C.R.D - “ Concordo plenamente com os argumentos. Eu fui extremamente prejudicado por esta decisão. Estudei dois anos de meu ensino médio em um instituto federal e teria oportunidade de utilizar deste benefício, porém, por mérito meu, como aluno, recebi uma bolsa integral em meu último ano de ensino médio. Hoje, independente de meu resultado no Enem, jamais conseguirei competir com qualquer aluno que concluiu o ensino médio em rede pública para qualquer vaga! Não tenho condições de custear o meu curso em uma rede particular e agora meu caminho foi prolongado. Apesar do desfavor feito pelo governo, eu ainda realizarei meu curso, mesmo que isso leve muito mais tempo.”
|
Já Assinaram
189
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.
|