Petição em Defesa da Aposentadoria Especial do Vigilante Sem Idade Mínima

Para: Excelentíssimos Senhores Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia, presidentes respectivamente do Senado Federal e da Câmara dos Deputados Federais.

Os vigilantes abaixo-assinados, por meio desta vêm até Vossas Excelências apresentar manifestação contrária a Proposta de Lei Complementar, que INCLUI IDADE MÍNIMA NA APOSENTADORIA ESPECIAL DO VIGILANTE, que tem a função legal de IMPEDIR E INIBIR ações criminosas.

Em realizando esta nobre função, que tem enormes reflexos positivos na sociedade, expõe a sua integridade física e a vida.
Importante lembrar que a categoria dos Vigilantes, após anos de batalhas jurídicas, alcançou o direito da aposentadoria especial junto ao Superior Tribunal de Justiça – STJ, que firmou o entendimento sobre a especialidade da atividade do Vigilante, com ou sem porte de arma de fogo em serviço.

Considerando:
a) Que a categoria dos militares, integrantes das forças públicas, exerce função semelhante ao vigilante, que é combater ações criminosas, TEVE UMA SITUAÇÃO MAIS RAZOÁVEL QUANTO A IDADE MÍNIMA;

b) Que o contingente dos vigilantes no Brasil, com cerca de 900 mil, é superior ao contingente das forças públicas juntas, com cerca de 600 mil;

c) Que onde tem um vigilante não há necessidade de haver um policial, sendo necessária a integração entre segurança pública e segurança privada;

d) Que o Projeto de Lei do Estatuto da Segurança, que se encontra em vias de entrar na pauta de votação no Senado, preconiza que a “segurança privada” é de “interesse nacional”, e irá aumentar ainda mais o número de vigilantes, em cerca de 2 milhões de profissionais, aumentando consequentemente as atividades da segurança privada de 4 para 10 e ocasionando maiores reflexos de segurança no seio da sociedade;

e) Que o número de vigilantes que perdem suas vidas em serviço, anualmente, principalmente nas atividades de transporte de valores e escolta armada só aumentam;

f) Que a atividade de segurança privada é uma concessão do Estado e uma extensão da segurança pública, o que torna a profissão do vigilante paramilitar, devidamente habilitada para enfrentar ações criminosas;

g) Que estas características reúnem elementos suficientes para enquadrar este profissional da segurança privada como uma categoria diferenciada, cujo exercício da profissão o expõe de forma acentuada ao risco de vida, tal qual o nobre policial.

h) Que a natureza da aposentadoria especial não se coaduna com idade e sim com o tempo diferenciado. O prolongamento do tempo vai determinar problema social no futuro com trabalhadores doentes por moléstias ocupacionais superlotando a própria seguridade social com benefícios de auxílio doença ou aposentadoria por incapacidade.
Por estas razões e outras que poderiam ser perfiladas, DEVE SER AFASTADO A IDADE MÍNIMA DA APOSENTADORIA ESPECIAL evitando retrocesso nos direitos sociais e na dignidade da pessoa humana.
Estaremos acompanhando o voto de cada um de Vossas Excelências e esperamos que estejam comprometidos com o anseio da sociedade.

Petição em Defesa da Aposentadoria Especial do Vigilante Sem Idade Mínima, para Excelentíssimos Senhores Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia, presidentes respectivamente do Senado Federal e da Câmara dos Deputados Federais. foi criado por: Pedrosa Previdência.
20.055 Pessoas