Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Sobre formação de leitores e acervos de bibliotecas escolares, para Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação

NomeComentário
osmar c.linguagem de época, sem carater preconceituoso, e sim regional, com os conhecimentos populares da época, recem saida da escravatura.
Ricardo G.Monteiro Lobato, racista?! Tudo o que sei sobre tolerância e respeito às diferenças, aprendi na minha infância com Monteiro Lobato. "Negra beiçuda"? Poderia ser "branco beiçudo", desde que fosse beiçudo. Talvez ele não gostasse de beiçudos... Mas de negros??!! Pelo amor de Deus, usemos um mínimo da nossa inteligência!!! Tal opinião só pode vir de quem não leu e não conhece Monteiro Lobato!!!
Cleide S.Como calar-se diante de tal disparate; indignação e revolta é que sinto diante de uma ignorância desse tamanho, sim, ignorância é a única palavra que define tal atitude.
Humberto .A censura é a treva do intelecto. O não discernimento é a treva da alma.
Kleber S.A leitura liberta. E todos temos o direito à liberdade. É inconcebível negá-la (leitura/liberdade) a outrem.
Laiza G.Adorei saber que existem pessoas que apresentam argumentos coerentes sobre a história de Monteiro Lobato. Eu, como professora e pesquisadora da formação de leitores infanto-juvenil, não consigo acreditar que pessoas consideradas qualificadas possam fazer comentários tão erroneos sobre tal assunto. Mais uma falha do Ministério da Educação no que se refere a cultura e educação.
Jaqueline D.Sempre li Monteiro Lobato e hoje me considero uma pessoa NADA racista. Essas leituras fizeram com que na infância, estimulasse a imaginação com seus personagens, locais, comidas da Tia Anatásia (como eu queria ter uma Tia Anastácia fazendo aquelas gostosuras...)
MARCIA G.Como a vida era mais simples e facil antigamente, não existia essas bobagens de agora, do mundo atual. Tudo ficou complicado e cheio de modismos. A moda agora é protestar sobre tudo, ate mesmo sobre personagens que marcaram nossas vidas em leituras puras e ingenuas.
Glória A.A proibição de obras literárias, principalmente de um escritor do calibre Monteiro Lobato entre outros, é o desconhecimento total de valores críticos e o despreparo de alguns oportunistas, que vazios de argumentos, só veem o apelo uma forma de fazer o seu "trabalho" aparecer.
Eloi G.Concordo em gênero, número e grau com o arrazoado acerca da inapropriada e extemporânea tentativa 'tresloucada' de volta da censura, no que tange a obras literárias que conteriam, tanto no passado, quanto contemporâneamente, indícios de visões distorcidas da realidade 'policamente correta'. Uma vil movimentação de ataque a democracia e a liberdade de expressão! Uma 'China' tal manobra atípica. a) A literatura transcende a cultura, a moral, o tempo, quando muito, sinaliza, em edições posteriores, notas de rodapé, atualizações em comentários críticos ou estudos especializados. b) Sendo autores mortos, do passado, do presente e ou/ direitos invioláveis de herdeiros e editores, jamais pode o estado, por meio de petições, invocar o direito antiético de violar uma obra artística para agradar a setores, sejam de terceiros ou de cunho estamental. No que concerne a documentos extraliterários, em vida, pode sim, em obras científicas, que divulguem tendências que prejudiquem, com falsos estudos científicos, haver revisão, retratação, mas não em literatura de entretenimento, que possue apenas o mérito de distrair, obrar sensibilidade, cultuar a língua pátria, não pode haver violação.
Eline S.Não pode haver censura em obra literária, ela existe para ser lida, analisada e criticada, e um livro que conta a história de uma personagem que se chama "Negrinha" não tornaria as pessoas preconceituosa.
Elisabete O.Fui criada lendo Monteiro Lobato, a quem credito muito do meu gosto pela leitura e muito dos conhecimentos que tenho em várias áreas; a obra de M.Lobato me parece que mais contribui para tronarmos cidadãos conscientes do mundo em que vivemos, suas relações sociais, História, e política.
Carlos C.Censura, nunca mais, sobretudo em obra literária!
SONIA C.Considerando a grandeza da obra de Monteiro Lobato jamais poderíamos permitir esse equívoco que manche a sua memória e genialidade. Preconceito jamais fez parte de sua interpretação da realidade transformada em sonho!
Alison S.Acho importante nos mobilizarmos em prol do uso qualificado da literatura brasileira!
Gisela L.Como professora de Literatura concordo totalmente com a postura do autor.
Meriana L.è muito pertinente que se amplie o acervo de livro de livros e também o número e a qualidade de leitores.
Ana Z.precisamos incentivar as crianças a ler, entender e criticar, não é "selecionando" o que pode ser lido que isto vai acontecer.
Walkiria T.o assunto tornou-se tão ridículo, que não merece comentários. Ainda bem que temos professores gabaritados que podem contestar.
Marisa S.Acho uma barbárie privar as novas gerações da leitura do escritor Monteiro Lobato que tanto encantou a nossa infância.

Assinaram o abaixo-assinado
2.076 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado