Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Sobre formação de leitores e acervos de bibliotecas escolares, para Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação

Nome Comentário
maria b. Repito o que foi escrito: "Além disso, obras literárias de alta qualidade podem apresentar (e em geral apresentam) moralismos, preconceito e discriminação. As obras são filhas de seu tempo, são impregnadas pela ideologia e pelos valores da época em que foram escritas, e carregam esses valores de maneira explícita e implícita. Apresentam moralismos, preconceito e discriminação sob a forma de ideias de personagens, sobretudo. Apresentam, isto é, trazem em seu corpo, ideias diferentes das de hoje. Discutem essas ideias, solicitam do leitor um posicionamento, instigam o leitor a refletir. E refletir é o papel principal do leitor diante de um texto."
Antonio C. A proposta é excelente sob o aspecto cultural que se desenvolve em nosso país.
Rachel b. Monteiro Lobato deve ser leitura obrigatória para toda criança Brasileira.
MARIA G. Precisamos de politicos comprometidos com a educação, esclarecidos e só sendo leitores que adquirimos esse conhecimento assim como você, parabéns pelo belissimo texto!!!
ELIANA A. li as obras do Monteiro Lobato na infância, nem por isso, sou rascista nem preconceituosa, pelo contrário,sou uma pessoa melhor.
Sueli A. Não se forma leitores cerceando a livre expressão de um autor, principalmente daqueles que alicerçaram a nossa história literária.
Ana J. Sou totalmente contra a censura na Obra de Monteiro Lobato. Literatura não é moral e cívica.
Carlos F. Ressaltando apenas o que já consta no corpo do texto, um preconceito ou qualquer outro fator negativo, precisa ser discutido para que haja fundamentação e para tanto a situação mesmo que negativa ou preconceituosa precisa ser apresentada!
José Q. A obra infantil de Monteiro Lobato, no passado, foi vítima da Igreja Católica, porque o escritor era espírita. Na biblioteca do Grupo Escolar José Idelfonso, Piranga (MG), devido a ingerência da Igreja, não era liberada para os alunos. Felizmente tive a felicidade de lê-los devido a ingerência de uma professora muito querida. Agora essas obras estão sendo condenadas, pelos chiitas, por incentivar o racismo. A literatura infantil do Lobato deve continuar a ser distribuída para todas bibliotecas públicas do país, para alegria das crianças, sejam elas negras, brancas, pardas ou vermelhas.
Dilma S. Não sejamos radicais, a favor de anacronismos. .Moneiro Lobato é autor de uma outra época. Seria ignorância pôr algo fora do tempo correspondente.
MariaJacinta S. O preconceito está na mente de quem o tem. Certamente quem não o sente, não o "vê" a todo instante, até mesmo numa obra literária clássica e tão importante.
Josemara S. Cabe a nós professores contextualizar as obras para que os alunos compreendam motivo de tais descrições e ações dos personagens, e em nenhum momento devemos proibi-las.
José J. Cabe ao leitor instruir-se, refletir,e decidir sobre sua vida.
MARLI C. O texto, para provocar uma reação no leitor, precisa atingi-lo profundamente. O texto citado "Negrinha" é revoltante, injusto, desconcertante. Lembro que à primeira leitura fiquei horrorizada, revoltada com a violência, a discriminação, o abandono retratados no texto.Trabalhei o texto com meus alunos e montamos uma peça de teatro. Assim como "mexeu" comigo, senti que também havia "mexido" com meus alunos. Vamos conhecer a história para não repetirmos as coisas ruins que nossos antepassados fizeram.
Nara H. Monteiro Lobato foi um dos maiores autores infantis do Brasil.
Ataíde N. Racismo não está na discussão e sim na omissão das questões raciais
JOSÉ C. O que está escrito, escrito está , não se mexe. Há coisas mais importantes e urgentes a se fazer com respeito a Educação e Cultura.
Rosana P. A época da Ditadura já passou e somos livres para ler e interpretar da nossa forma o que quisermos! Lobato nunca foi racista e Negrinha na verdade é um personagem criado para denunciar esta chaga que consome a humanidade. Lobato deve estar revirando no túmulo por ver discussões tão sem própósito quanto esta! Deixem a obra livre, assim como o pensamento maior do autor que denunciava de forma inteligente as hipocrisias e desmandos dos que "se achavam" melhores que os outros neste mundo de iguais! VIDA, FORÇA, SAÚDE!
Maria M. Pretendo divulgar e ampliar a discussão pois Caçadas de Pedrinho, do gênio e pai da literatura infantil Monteiro Lobato, também merece igual abaixo-assinado. Fui professora da filha do Juiz Luiz Fux e li a citada obra muitas vezes em sala de aula para a turma.
Marlos G. O texto foi muito bem escrito e concordo plenamente com a ideia de literatura eh para ser entendida e nao censurada

Assinaram o abaixo-assinado
2.076 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado