Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Sobre formação de leitores e acervos de bibliotecas escolares, para Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação

Nome Comentário
maria c. Monteiro Lobato ,através da fala de tia Anastácia ao dizer que negro também é gente, luta pela valorização dos escravos alforriados que foram abandonados à própria sorte,.Chama a atenção para a conduta discriminatória da época em que o livro foi escrito. E´um precursor do antirracismo.
Luiz S. A mim me parece um tanto exagerado pinçar obras, textos, frases de um tempo passado e colocá-las no tal do "politicamente correto" do presente. É o mesmo que misturar água e azeite. Acho, enfim, que é politicamnte incorreto censurar obras consagradas, ao invés de olhá-las com os olhos da época em que foram produzidas.
SELMA N. A CENSURA CASTRA O PODER DA PALAVRA ORAL E ESCRITA.
Aloisio B. O texto do abaixo-assinado dispensa novos comentários.
Isis R. Educação e CULTURA , URGENTE!!!!!! A Política devia ter mais vergonha para encarar o povo, deixando estes dois item como estão, a ANOOS sem a menor atenção.
Dorotea G. Grandes escritores brasileiros atuais, descobriaram a literatura atraves dos livros de Monteiro Lobato.
TEREZA E. Censurar obras literárias é caracteristico de regime ditatorial, um absurdo!
Alcyone V. Vamos em frente!
Solange F. Concordo com todos os termos desta petição. Meu caráter e a forma como lido com a vida são decorrentes da educação que recebi dos meus pais e na minha escola, bem como dos livros que li e leio.
Eunice M. Parabéns, pela iniciativa do abaixo-assinado e, especialmente, pela argumentação brilhante, precisa, incontestável. Tomara consiga acordar o pessoal do MEC!
Nelson C. Viva Monteiro Lobato!
Gisele S. 1962
Romélia C. É preciso um melhor entendimento a respeito da nossa cultura e da sua importância para a sociedade. Os arroubos devem contidos e os motivos que os provocam, melhor analisados. As perdas podem ser muito mais significativas que as pseudos ofensas proferidas. Há de se pensar: O preconceito verdadeiro é de quem ou de que?
Joana S. Negrinha, além de ser um belo escrito, é uma denúncia flagrante das condições em que viviam crianças negras à época. Denuncia ainda o trabalho infantil, a violência doméstica, a exploração cruel e desumana, realidade em muito verdadeira na cultura de então.
marcia g. tomar como preconceito o que era cultura da época é absolutamente sem sentido.
Elizabeth M. A análise da obra deve levar em conta o momento histórico a a cultura da época.
Ricardo S. Boa ideia. O Brasil precisa ser mais inteligente.
Maria S. A censura é mãe da ignorância. Não se pode reescrever a história, nem o conteúdo dos grandes livros. O que se pode fazer é aprender com o passado, com a alteração do pensamento e da cultura ao longo das décadas. Em vez de censurar, reescrever trechos de livros, o certo é conversar com os alunos,
Francisca S. Lobato é um livre pensador de seu tempo e, como livre pensador, retratou, nos seus textos, os preconceitos da época.
Denise V. acho que a leitura de toda a obra de Monteiro Lobato deveria ser OBRIGATORIA pata todo brasileiro, dentro ou fora da escola.. Salve ELE!!!

Assinaram o abaixo-assinado
2.076 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado