Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Carta ao Cau-BR, para Ilustríssimo Senhor Haroldo Pinheiro Villar de Queiroz. Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil Setor Comercial Sul (SCS), Quadra 02, Bloco “C”, Ed. Serra Dourada, Salas 401/409 – Asa Sul – CEP: 70.300-902, Brasília/DF

Nome Comentário
Calina M. A questão da reserva técnica precisa ser discutida de forma séria e consistente, sem expor profissionais de arquitetura como corruptos. O CÉU tem, por obrigação, criar campanhas de esclarecimento e valorização dos arquitetos e não o contrário. Fazer valer uma tabela justa de honorários.
Amanda S. Reconheço a necessidade de combater a prática de reserva técnica, mas essa campanha está generalizando a situação estendendo-a a toda classe profissional de maneira vexatória.
Anderson M. Essa propaganda só está servindo para afastar os clientes, pois já temos a fama de que o arquiteto é "artigo de luxo para poucos ". Temos que valorizar a nossa profissão, não desmoralizá-la.
Mirian S. Nunca fui mto favorável a RT, entretanto, poucos clientes contratam qdo a gente cobra uma taxa de administração sobre o valor da compra ou qdo vc cobra a hora técnica p acompanha-lo nas compras. Por outro lado a loja qdo paga a RT é pq o arquiteto fez o papel de vendedor q ela teria q comissioná- lo do mesmo jeito. Então é errado a venda dirigida, sem a opção de pesquisa de mercado...sim....mas se o arquiteto fizer uma pesquisa de mercado, localizar os melhores produtos ao melhor preço...não acho tão errada a RT assim.
Gisele M. A campanha difama toda a classe de arquitetos, o que vai levar ainda mais as pessoas a pensarem duas vezes antes de contratarem um arquiteto, pois eles não sabem quem é corrupto e quem trabalha honestamente. O CAU deveria ir para cima dos lojistas que oferecem essa prática, ao invés de piorar ainda mais o nosso mercado! Os Arquitetos lutaram tanto para ter um conselho e agora esse conselho dá um tiro no pé dessa forma?! Absurdo!
Andrea p. O cau foi uma luta dos arquitetos para ter sua profissão valorizada e não banalizada como vem sendo feita pelo CAU.
Nilson F. Considero relevante a campanha, mas não da forma como generalizam. Parece que somos todos bandidos. Um absurdo e uma falta de respeito sem precedentes. A ironia disso tudo é que provavelmente tenha sido pago o BV para a agência que produziu a campanha, além das comissões sobre os artistas envolvidos.
Daniela B. Apoio o diálogo.
LUCIANE C. Vergonha tratar, nós, profissionais desta maneira.
Gisela F. Lamentável agirem desta maneira, deveriam primar a valorização profissional e não visar a todos generalizando algo que, da maneira abordada, é uma mentira.
Thelma . O Cau tem que trabalhar a favor do profissional e deixar o mercado negociar sobre RT, o trabalho feito com os parceiros podem ser negociados, o bom profissional sempre vai ser pelo cliente e não ao contrário, temos concorrentes na área que vão continuar a receber as RT, e muitas vezes não são revertidas a descontos. Temos que concientizar os arquitetos a cobrarem valores corretos de seus projetos e não trocarem a preço de banana só para ganhar mais um cliente, são esses profissionais que desvalorizam nossos honorários e fazem as RT serem recebidas.
Claudete . O conselho em vez de ajudar esta denegrindo nossa imagem
Luciana V. Pessoal, estou indignada com o mau gosto da campanha do Cau contra a RT. Não sou a favor da RT, não preciso dela para sobreviver. Mas dessa vez o CAU nos coloca numa saia justa imensa! Um conselho que deveria trabalhar divulgando as vantagens em se contratar um arquiteto, esclarecer a população sobre a gama de serviços que podemos prestar para melhorar a qualidade de vida das pessoas, fazer uma campanha de mau gosto dessas!!! Isso denigre nossa imagem e coloca TODOS os arquitetos no papel de transgressores e corruptos! E digo mais: da forma como colocado entende-se que quem inventou a RT ou comissão fomos nós arquitetos! Se ela não existir os preços nas lojas serão 30% menores? Que tal fiscalizar os profissionais que cobram abaixo do valor de mercado ou não cobram e que muito provavelmente vivem às custas de RT? Nos poupem viu, isso tudo me faz desacreditar cada vez mais do nosso Conselho! ESTOU INDIGNADA!
Flavia M. Se o CAU lutasse pela conscientização da sociedade na importancia de remunerar bem um serviço, ninguém precisaria de RT.
Andrea P. O Cau esta denigrindo a imagem do arquiteto, em uma epoca de crise Nacional e onde grandes colegas encontram-se desempregado. Como consequencia dessa campanha mal elaborada teremos em breve um maior numero de arquitetos desempregados. Quando a atual chapa do Cau anunciou seus propositos na eleição em nenhum momento mencionou que lançaria essa campanha CONTRA os arquitetos.
Sarkis S. O CAU deveria, antes de criminalizar o assunto e boa parte de seus contribuintes, se reunir com sua própria classe a fim de entender o porque dessa prática. Vocês combatem um sintoma, e não a doença. Que tal agirem em prol de politicas que valorizem o projeto? Que tal criminalizarem a politica instituída por construtoras e incorporadoras na qual arquitetos têm de fazer estudos e concorrências que envolvem projetos gratuitamente. Comecem atacando os jogadores grandes, não os pesos pena.
Paula O. Um absurdo esse tipo de Campanha!! Totalmente equivocada.... Estou completamente decepcionada com O conselho...
Charis G. Péssima abordagem denigre a profissão de todos os arquitetos.
Maria P. Cabe ao CAU defender, orientar e dar subsídios ao seus profissionais, sem jamais denigri-los perante à sociedade.
Filipe S. apoio a continuidade da Reserva Técnica

Assinaram o abaixo-assinado
375 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado