Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: De apoio ao projeto de Lei 2,154/2011 de revogação da prova do Exame da Ordem, por tratar de inconstitucionalidade do referido exame, e em apoio ao subprocurador geral em seu parecer., para Ao congresso Nacional brasileiro, ao Superior tribunal de justiça, Ao ministro da Educação

Nome Comentário
Thaise B. Acho um absurdo as provas realizadas pela FGV, as pegadinhas que elas fazem para filtrar os futuros advogados.
KATHIA M. apoio
Patricia B. Alem de ferir a CF, pra onde vai tanto dinheiro? "Taxa" de inscrição de R$ 200,00
José S. Ou se revoga a prova do Exame de Ordem ou se cria provas em iguais condições para as demais profissões liberais.
Antonio N. O Exame de Ordem previsto no Estatuto da OAB, art. 8. IV da Lei 8096/96, é um duro golpe no Estado Democrático de Direito, pois promove o desmonte e a ineficácia da Constituição Federal, que tem como fundamentos já no seu artigo 1°; I - A soberania; II - A CIDADANIA; III - A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; IV - OS VALORES SOCIAIS DO TRABALHO; V - o pluralismo político, acrescenta-se in casu o art. 5.°, XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer. A cláusula pétrea deste inciso só admite ampliar e promover direitos nunca reduzí-los. A intromissão política da OAB em assuntos exclusivamente de competência de Estado deve ser rechaçada pelo poder público, como bem traduz o conteúdo do parecer alinhavado pelo Sub Procurador Geral da República. Por fim se a OAB quer qualificar melhor os Bacharéis de Direito formados pelas faculdades públicas ou privadas, que estruture melhor a sua Escola Superior de Advocacia, adequando aos moldes de qualificação profissional das escolas do Sistema "S"(SESI, SESC, SENAI, SENAT SEBRAE), faça convênio, há verbas do FAT para o fim mister, promova a inclusão social OAB!
ELIANA M. Não é justo que alguém se forme em Instituição reconhecida pelo MEC e seja impedido de exercer a profissão, em razão de um exame que afirma dar o passaporte de algo que já é de pleno direito do Profissional, não é admissível que para exercer uma profissão particular o Bacharel em Direito tenha que fazer concurso público com caráter eliminatório e poder de veto, a função que será exercida é particular e não pública isso precisa ser corrigido "urgentemente".
ARIEL R. CHEGA DE IMPUNIDADE E DE ARRECADAÇÃO VIOLENTA! LIBEREM OS BACHAREIS PARA EXERCER A ADVOCACIA
joabe o. temos que acabar com essa indústria que vem se concentrando no meio acadêmico e principalmente com essa reserva de mercado que a OAB promove
Rui F. Eu apoio a nobre iniciativa do abaixo-assinado pelo subprocurador-geral da república
Arthur A. tenho apenas a comentar que o presente abaixo assinado deveria estar inserido nas redes sociais e orkut's. uma dica por exemplo no facebook dos ex-alunos do unipe com certeza e desse modo ganhariamos celeridade e mais apoios
ALINE . sou contra o exame de ordem
Odileno L. Entendo que este projeto deva ser aprovado, extinguindo assim o exame da OAB
José G. A prova a cada semestre alcança grau de dificuldade maior, não se aprende nada do que cai em prova, pois muita coisa é diferente na prática. O exame da Ordem não qualifica o bom profissional, até mesmo pelo fato da OAB estar sempre mudando a qualidade das provas, inserindo novas matérias, tornando os antigos profissionais desqualificados! Se os Advogados da OAB fossem obrigados a fazer os novos exames da Ordem, inclusive, o próprio presidente, tenho certeza absoluta que muitos deles, em sua grande maioria seriam reprovados em massa. Eles pensam que as pessoas são irracionais, para não perceberem a jogada capitalista, para levantar fundos multimilionários? Ora, em nada os formados em direitos são desqualificados, exceto é claro pela OAB, que, infelizmente é o passaporte para exercer a profissão, a qual estudaram, com afinco, vencendo as dificuldades financeiras.
janaina n. Concordo a revogação daprova do exame a ordem
romulo s. temos que mudar muita coisa em nosso Paissssss...
SALVIO G. SOU CONTRA, SIMPLESMENTE, PELO FATO DE QUE O EXAME DA ORDEM ESTÁ NA CONTRA-MÃO DA NOSSA CARTA MAIOR. SE INTERESSES PESSOAIS, POLITICOS, DE CLASSE OU QUALQUER OUTRO "PODER" PODE IR CONTRA AOS PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA NOSSA CONSTITUIÇÃO, TAMBÉM PODE-SE RASGA-LA E JOGA-LA NO LIXO.
Anderson P. Realmente é um absurdo que fere o livre exercício da profissão umas vez que cursamos uma faculdade e cabe ao MEC avaliar a qualidade da instituição e em 2º a Isonomia pois é o único curso que precisa de aprovação pos faculdade para exercício da profissão.
IRAN S. BRASIL. UM PAÍS PARA TODOS
Zair A. Sou a favor que o p´roprio mercado se regulamente
Aladir J. Pois está prova e um absurdo, pois existem muitos Advogados que se fizer está prova da Ordem hoje com certeza não vai ser aprova.

Assinaram o abaixo-assinado
746 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado