Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Pela Extensão do Adicional de Bancada aos Pesquisadores com Bolsa Produtividade Nível 2 , para CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Nome Comentário
Alvaro C. .
Vitoria G. O CNPq e outras instituições de pesquisa exigem dos professores ensino, pesquisa, e extensão no seu curriculum, mas não pagam para os professores bolsistas nem dois salários mínimos. Quando uma pesquisadora tem vaga em um Projeto de Edital Publico financiado por algum Ministério, mas cuja Bolsa deve ser paga pelo CNPq aquela professora convidada para ser bolsista no Projeto não receberá o total da Bolsa que consta no Projeto do Ministério, por ex.,pois o CNPq retira um percentual com a desculpa de que a professora, mesmo tendo curriculum, já tem um salario e não pode receber uma Bolsa integral. Se isto não for discriminação, pois o trabalho de pesquisa é e deve fazer parte das atividades do professor que ainda não tem nem são Bolsistas de Produtividade do CNPq, o que poderia reforçar o seu curriculum. Para poder entrar na competição por uma Bolsa de Produtividade e ser ou fazer parte da pseudo "elite intelectual" exigida pela instituição CNPq um docente deve esperar ou perder a vontade de trabalhar de graça, para ter um curriculum aprovado pelos membros da burocracia que compõe o sistema, e que nem sempre são Dedicação Exclusiva como as IFES exigem do docente.
ALESSANDRO L. O adicional de bancada sendo extendido aos PQ2 irá viabilizar e agilizar partes da pesquisa desenvolvida que necessita de recursos com maior agilidade na execução, qualificando ainda mais as pesquisas.
Fernando R. Bolsista Nível 2 desde 03/2005
Marialva B. Desde que entrei no sistema há 13 anos sou pesquisadora 2. Nunca tive uma promoção apesar da extensa produtividade.
Rubens S. A demanda é legítima e trará avanços e maior qualidade à pesquisa científica produzida com o apoio do CNPq.
Sonia R. Sou PQ nível 2 há mais de uma década, apesar de atender a todos os requisitos para a reclassificação
Carmen M. Sou a favor de este adicional de Bancada
Isabel L. Sou Bolsista Nível 2 desde 1998 , apesar de ter tido Bolsa do CNPQ em 1985-1987, 1989- 2001, quando pedio cancelamento para receber Bolsa da CAPES de Doutorado
Edward O. Concordo com a questão levantada.
José P. Medida necessária e justa.
RUTHY L. Estou há 17 anos no nível bolsa PQ 2, apesar de ter solicitado a reclassificação nos últimos dois pedidos de bolsa.
Charles C. Além da mensagem, lembro que os PQ2 atuam como consultores ad hoc do CNPq da mesma forma que os PQ1.
Marcelo O. UFMG
Paulo M. Os Pesquisadores precisam de condições para desenvolver pesquisas significativas no país.
Adrian P. Privado
Artur S. concordo que bolsistas Nivel 2 têm as mesmas responsabilidades e competência de pesquisa que os de nível 1, por isso a taxa de bancada poderia ser extendida aos bolsistas nivel 2.
Heber G. Como o valor da bolsa é muito baixo e quase não teve reajuste nos últimos 15 anos; nada mais justo do que dar este apoio aos pesquisadores.
Doris B. as bolsas de todas as categorias de pespuisadores em formação têm valores as como publicações e participações em eventos
Celso C. Sou bolsista níel 2 desde 1999

Assinaram o abaixo-assinado
2.351 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado