Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Pela Extensão do Adicional de Bancada aos Pesquisadores com Bolsa Produtividade Nível 2 , para CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Nome Comentário
Marcelo V. Bolista de Pq 2 ha mais de 10 anos
Sergio F. Pq um PDJ tem taxa de bancada e nós, que o supervisionamos, não?
Pedro B. Minha produção científica é superior 'a maioria dos pesquisadores 1D e não consigo mudar de nível!
Paulo S. É desestimulante fazer pesquisa quando não se obtém os recursos necessários para isso. Consegue-se financiamento e projetos quando se tem financiamento e projetos. Quem sabe quando eu tiver 200 anos facilitem minha vida como pesquisador.
Alexandre C. A necessidade do adicional de bancada é tão óbvia, que lamento termos que chegar ao ponto de assinar uma petição pública reivindicando-a.
Victor R. parabéns pela iniciativa.
ENIO F. CONCORDO COM A TAXA DE BANCADA, SUGIRO QUE O VALOR SEJA ESCALONADO DE ACORDO COM A PROGRESSÃO.
Rodrigo C. bolsista PQ2 a um ano
Paula C. concordo plenamente com o adicional de bancada aos pesquisadores nível 2 como apoio para desenvolvimento das pesquisas e divulgação científica
Luiz V. Justo e necessário para o crescimento do Brasil.
Stenio F. A taxa de bancada para o PQ2 poderia ser no mínimo igual a taxa de bancada do aluno de doutorado
Willy L. sou a favor da petição.
RITA C. Excelente iniciativa!
João F. Considero que a inclusão do adicional de bancada para o nivel 2 irá contribuir de forma significativa para o incremento da pesquisa no país.
Luis M. Muito justa esta reinvidicação
Marcus B. Excelente iniciativa e acrescentaria a necessidade de também os pesquisadores do nível 2 possam votar e serem votados para os CA das respectivas áreas.
Marcelo B. Concordo plenamente e são questões dessa natureza que têm me desmotivado a pensar na possibilidade de continuar como bolsista PQ do CNPq dada a responsibilidade e a sobrecarga de trabalhos/pareceres que interferem na dedidação ao projeto de pesquisa PQ financiado e à sua divulgação.
Isauro N. Mas que justa essa situação
Afranio B. Por uma questão de princípio, seria mais coerente aplicar à Bolsa de Produtividade Nível 2 o que se aplica às demais: temos as mesmas atribuições. Por uma questão de adequação à realidade, é preciso cogitar sua extensão, pois se, na origem, o que se queria era um diferencial entre incipientes e consolidados, isso perdeu sentido e efeito prático diante da demanda reprimida anos e anos de aptos à ascensão. Se houver vontade político-acadêmica para essa mudança, ainda que não haja orçamento adicional para esse fim, talvez seja o caso de se repensar o quanto vai para cada rubrica de verba destinada a todo e qualquer tipo de fomento docente ou discente existente. É importante, de lado a lado, que o pleito não seja encarado como uma questão patronal: somos todos pesquisadores, tanto os bolsistas, quanto os colegas no e do CNPq, buscando o melhor para a comunidade científica. Hoje, creio, o melhor é requisitar mais verba no orçamento da União a ser votado e, dentro das brechas oficiais, dividir melhor o que há ainda livre de empenhos.
José R. Além das questões levantadas, os pesquisadores de nível 2, inclusive, julgam prpostas de projetos encaminhados ao próprio por pesquisadores 1A.

Assinaram o abaixo-assinado
2.351 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado