Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Petição ao CNPq sobre o item 7.1.1 da RN-029/2012, para Ao CNPq e Programa Ciência Sem Fronteiras

Nome Comentário
Francisco V. Que absurso! E o nosso direito de ir e vir, rudimentar em sociedades democráticas?
Lucas R. Sou bolsista CsF no Canadá e não vejo o porquê de tal privação. Em agosto terei 1 mês de férias e não vejo uma razão racional para eu estar presente aqui, tendo em vista que não estou envolvido em projeto de pesquisa ou outro vínculo que me faça obrigatória minha presença, será somente uma transição do meu curso de inglês, concedido pela CAPES, para o ingresso acadêmico. Portanto minha ausência neste período não acarretará em ônus ao Estado e muito menos em meu desempenho ou desenvolvimento de alguma atividade.
Ailson M. Eu sou professor associado IV da UFC e estou em pós-doutorado no exterior. Eu afirmo que o desejo dos bolsistas é legítimo, pois não é fácil ficar tanto tempo longe do Brasil e dos familiares.
Anne P. Sou bolsista do csf, mas é a CAPES que proporciona a bolsa aqui.
Vinícius S. Absurdo você não poder visitar a família (com seu próprio dinheiro). Viagens curtas não atrapalham o desempenho acadêmico. Apoio a causa desde que não seja utilizado o dinheiro da União para essas viagens de visita a familiares.
CLEILIANY A. Eu apoio com certeza.
Claudinéia F. Olá pessoal, apoio integralmente este movimento. Sou estudante de Psicologia da Universidade Federal da Bahia e desenvolvo um projeto que talvez interesse muito os estudantes que são contemplados com o programa de intercambio Ciências Sem Fronteira do governo Federal. Gostaria de articular minha proposta que visa varias demandas que são postas pelos estudantes incluindo a do baixo assinado de vocês. Segue meu contato. https://www.facebook.com/claudinha.freire.71
rodrigo s. Um absurdo. fere a constituicao!
Elton M. Exílio nunca contribuiu para o melhor desempenho de ninguém...
Emanuel G. gostaria muito de retornar para visitar meus familiares! Isso é algo de estrema importancia e a proibiçao impetrada pela capes feri a constituiçao por nos restrigir o direito de ir e vir.
Melissa M. Sou bolsista da CAPES de doutorado pleno no exterior e sofro a mesma restrição, já tendo sido negada a autorização de passar o Natal com minha família apesar da autorização da minha orientadora e da universidade para tal.
Pedro F. Já fui aluno da CAPES no exterior por 6 meses.
raquel a. Precisamos visitar nossas familias. O importante é fazer um bom trabalho e não, não visitar a família
Alexandre G. O vinculo deve existir, contudo o direito de ir e vir não pode ser violado. O vinculo de retorno deve ocorrer ao termino do programa e nada mais. Não devem existir normas de quando retornar, esses retornos devem variar segundo as normas das instituições no exterior. Para todas essas instituições no exterior existem normas para se ausentar, assim como existem feriados, e nestes dias o CNPq não pode tirar o direito do estudante retornar a sua familia, a final de contas, manter vinculo com o Brasil não é imporatante?
Elton M. O estudante tem direito a passar férias no Brasil. Não há nenhuma razão para não fazê-lo e, é imprescindível que o faça, para bem estar mental com o qual realizará bem o seu trabalho.
Cristina C. Sou mãe de candidato e acho um absurdo essa proibição, caso a família pague as despesas de viagem.
Maize B. Sou a favor do Bolsista de intercâmbio poder visitar os parentes pelo menos uma vez durante o intercâmbio
Martha O. Apoio a liberação no mínimo no período de recesso das festas de fim de ano, onde todas universidades param até para que os estudantes possam estar com suas famílias.
Bruna S. Sou estudante de graduação, bolsista do programa Ciencia sem Fronteiras
nelson a. É simplesmente uma questão de bom-senso permitir que os alunos visitem o Brasil. Bolsistas não são máquinas, mas seres humanos que possuem vínculos familiares.

Assinaram o abaixo-assinado
722 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado