Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Petição ao CNPq sobre o item 7.1.1 da RN-029/2012, para Ao CNPq e Programa Ciência Sem Fronteiras

Nome Comentário
Moara A. Deveriam retirar o ENEM como pré-requisito para a graduação sanduíche no exterior!
caroline b. Propostas bem coerentes, acredito que esta mudança seja importante. Ao que parece, os casos "extraordinários" é apenas quando há morte de um parente próximo, e então o estudante tem permissão para retornar e participar do velório.
Waldir N. A proibição aos estudantes de pós-graduação de voltarem aos seus países de origem por um longo tempo é desumana.
ANTONIO S. NÃO HAVENDO ONUS PARA O GOVERNO; NÃO HAVENDO SOLUÇÃO DE CONTINUIDADE ACADÊMICA, DESDE QUE ATESTADO PELO ORIENTADOR DO ALUNO, PORQUE NÃO AUTORIZAR ESSA VISITA AOS FAMILIARES AQUI NO BRASIL!!!!
Thiago S. Não acredito que um pequeno regresso ao Brasil vá interferir ou atrapalhar nos estudos no exterior.
Ingrid G. Concordo com o abaixo-assinado, já que o tempo longe da família será muito grande e à vinda ao Brasil por um curto tempo, possibilitará "matar as saudades" e continuar normalmente com os estudos.
maria m. Datas comemorativas, como Natal, são de extrema importância para algumas famílias, como a minha.
Adalberto S. Cada pessoa é capaz de cumprir com suas obrigações, e viajar quando achar necessário, não é necessário uma proibição, afinal, se nos deram a chance de estudos no exterior é porque somos comprovadamente responsáveis!
Paulo V. Acho um absurdo e sem justificativas concretas.
Luisa C. A favor do direito da volta, do aluno que tem condições, pro Brasil na época do Natal.
Pedro O. O CNPq deve ser simplesmente informado, sem jamais ter que autorizar. Claro, em caso de abuso, o bolsista deve responder administrativamente.
Carlos A. Privar doutorandos no exterior de visitas familiares ao Brasil beira o absurdo. Em períodos de recesso acadêmico, tendo o pós-graduando recursos para arcar com as despesas da visita, não há motivos racionais para tal impedimento. Negar essa autorização, mantendo o pós-graduando quase em uma situação de exílio sob ameaça de suspender ou cancelar a bolsa e de ter as mensalidades já pagas ressarcidas, pode impactar de forma bastante negativa o bem estar social e pscicológico dos bolsistas, além de ser péssimo para a imagem do Brasil no exterior.
Gulliver S. familia é parte da formação da minha formção como pessoa, tenho medo de que não possa ajudar minha familia em caso de doença/falecimento por estar longe
Maria M. Fui aluna do CsF no ano de 2012/2013 e pretendo, após terminar a graduaçao, me candidatar a uma bolsa de doutorado.
Melissa M. Eu sou bolsista da CAPES no exterior. Meu contrato possui a mesma restrição.
CECÍLIA B. Apoio porque justifica o pedido de retorno ao país durante a tese porque o doutorado exige muito do aluno. E, ele precisa do apoio dos familiares.
Fernando M. ex-bolsista de doutorado pleno no exterior da Capes, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq
Sabrina A. Já fiquei um ano no exterior para o doutorado sanduíche e creio que ficar mais do que isso sem contato com a família é cruel
Cristiano A. Considero esta solicitação importante para a saúde mental e bom rendimento dos pós-graduandos no exterior.
Silvio O. Meu filho vai em breve

Assinaram o abaixo-assinado
722 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado