Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Abaixo-assinado Petição ao CNPq sobre o item 7.1.1 da RN-029/2012, para Ao CNPq e Programa Ciência Sem Fronteiras

Nome Comentário
Alan M. Sou estudante de doutorado pleno no exterior, e aqui no centro de pesquisas onde desenvolvo minhas atividades, há ferias no começo de julho até agosto, não havendo NENHUMA atividade sequer na universidade. Por que não posso voltar ao Brasil para ver minha família nesta data?
Téssio M. Pelo escrito no regulamento atual do CNPq, os doutorandos brasileiros no exterior são obrigados a se submeter a um regime de reclusão absoluta às suas atividades acadêmicas, não havendo previsão de férias nem nada do gênero por um período de 3 ou 4 anos! Qual o fundamento para esta regra? O bolsista e sua família devem simplesmente se conformar em não se verem durante 4 anos? Em quê isto contribui para os objetivos do CNPq? Desde que o bolsista viaje com os seus próprios recursos e cumpra devidamente com as suas atividades acadêmicas, não há qualquer motivo plausível para essa restrição. Ela é completamente injustificável!
Josemar C. É direito dos bolsistas fazer uma visita aos parentes e amigos no Brasil. Negar isso é absurdo!
Conrado . É importante que durante as férias e período em que não há atividades acadêmicas, o estudante possa ter o direito de ir e vir ao seu país natal. Todos tem familiares, amigos e outros vínculos e essa proibição é extremamente injusta, considerando que o período da bolsa é de mais de 1 ano.
Lais P. A condição psicológica de todo ser humano é de suma importância para o desenvolvimento de um bom trabalho. A estada de um ano ou mais longe da família prejidica muito a qualidade do trabalho de um bolsista. O retorno ao seu país é muito importante durante a vigencia da bolsa.
Cassiano S. As ferias dos alunos devem ser administradas pelos proprios com seus recursos, é o momento de reforçar o psicologico junto aos parentes, namorado/a, amigos, etc..
Guilherme F. Privar um aluno de visitar a família durante as férias escolares? Ele cumpre com as obrigações dele no prazo, tem dinheiro para tal e não vai interferir nos estudos? Ridícula essa imposição. Já estou à 5 meses e tenho mais 13 meses pela frente, eu vou ficar louco se não voltar pro Brasil nas férias da faculdade! Não só eu, minha família toda vai ficar, se já não estiver.
Linda Um absurdo poder viajar a qualquer pais menos seu pais de origem para estar com a familia
Elis O. Não queremos nossos cientistas exilados temporariamente do país, enquanto estão de livre vontade intercambiando novos conhecimentos e tecnologias. Devem ser estimulados e não punidos.
DÉBORA M. Apoio a causa e justifico minha postura. Ao ingressar em cursos de doutoramento, busca-se uma competência técnica/teórica que só será alcançada com pesquisa, dedicação, leitura, escrita, experimentos, análises de dados, reuniões de orientação, reuniões científicas e, claro, equilíbrio emocional. Este, em larga medida, consegue-se no seio da família, quem normalmente apoia e incentiva as incursões acadêmicas de todo sujeito. Por isso, mais importante do que o CNPq proibir,é disciplinar o trânsito dos pós-graduandos entre o Brasil e país sede da universidade à qual está vinculado.
Érika B. Concordo com o que foi escrito, pois, realmente, a saúde psicológica é muito importante para o bom andamento dos estudos no exterior. Nos últimos dias, tenho tido uma baixa concentração nos estudos devido a saber que terei que passar 1 ano e meio longe da minha família. Caso fosse possível voltar ao Brasil no recesso de fim de ano, por exemplo, talvez a situação seria diferente, pois eu saberia que não seria tanto tempo longe.
Simone T. Acho um absurdo os estudantes serem privados de visitar seus familiares no país de origem!!!! Claro, desde que tais despesas sejam efetuadas pelo próprio bolsista!!!!
Raul B. O direito de ir e vir esta sendo violado. Por exemplo, no winter break nao fazemos absolutamente nada em relacao a pesquisas e a servicos academicos em geral, ja que todas as universidades fecham os refeitorios e moradia. Temos que nos juntar e mandar essa peticao pois ja temos um numero consideravel de pessoas.
Herick C. É realmente um absurdo ter que ficar aqui nos EUA no periodo das ferias de inverno, pois não fazemos nada relacionado com o CsF nesse período. E ainda ter que segurar a saudade de ver a familia e amigos é ainda mais absurdo. Temos o direito de ir e vir.
Edi s. Meu filho está nos eua pelo csf. Não consigo entender essa proibição
henrique n. Não faz sentido o aluno não poder retornar durante as férias, e poder viajar par outros países.
marcus m. Sem sentido não poder passar as ferias com a família.
Filipe D. Acredito que no período de férias do estudante não tem sentido ele não poder retornar ao Brasil. Visitar a família é um motivo excepcional pois, certamente o aluno voltará mais motivado e revigorado.
marian l. Meu filho irá para os EUA pelo Programa Ciência sem Fronteiras e não entendo porque ele não pode passar as férias de inverno no Brasil, desde que tal viajem seja custeada por nós e não pelo Estado e não afete seus estudos.
Rosane D. Meu filho irá para os EUA pelo Programa Ciência sem Fronteiras e não entendo porque ele não pode passar as férias de inverno no Brasil, desde que tal viajem seja custeada por nós e não pelo Estado e não afete seus estudos.

Assinaram o abaixo-assinado
722 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado