Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Petição pública de posicionamento sobre ensino da Teoria da Evolução e equiparidade com Criacionismo e o Design Inteligente., para Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE), Academia Brasileira de Ciências (ABC), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Conselho Regional de Biologia (CRBio), Sociedade Brasileira de Química (SBQ), entre tantas outras sociedades e conselhos relacionados a área científica.

Nome Comentário
Alesandro g. Nada contra crenças individuais, apenas não existe base cientifica para o Design inteligente.
Euclécio R. Fatos não deixarão de ser fatos pela crença de alguém, ensinar o a evolução é ensinar ciência, DI e Criacionismo é pseudociência, ensinar pseudociência é propagar a desinformação e contribuir para uma educação de má qualidade.
Ana A. Devemos inibir este movimento desde o começo, antes que ganhe forças e queira se intrometer em questões laicas.
João C. Criacionismo e Design Inteligente não são teorias científicas, pois essas, obrigatoriamente, tem de se basear em fatos, não em mitos!
paula Religiao deve ser ensinado na igreja e ciencia na escola. Ensinar religiao na escola e um atentado contra a democracia
Hugo A. Na qualidade de Estado laico, o Brasil não pode sancionar visões religiosas, quaisquer que sejam, ao ponto de estimular o seu ensino como se fosse ciência. Questões de foro íntimo devem ser tratadas na intimidade das famílias e sociedades, mas as nossas crianças merecem o direito de aprenderem ciência verdadeira, que lhes estimulem o intelecto as preparem para se posicionarem racionalmente frente a quaisquer questões.
Pedro S. Nada dizer...
Guilherme S. Criacionismo e Design Inteligente são pseudociências , logo não há a menor necessidade de serem ensinados.
Francisco S. Esse tipo,de petição não deveria sequer ser necessárias. Mas neste país tudo é torto.
Paulo R. Ensinar algo que não a provas, é como querer impor algo sem explicações básicas. Não a testes empíricos. Portanto não a sentido. Isso causa um retrocesso com a mente humana.
Octavio M. No estudo da realidade, devemos sempre partir do princípio, do vazio, e construir a existência a partir das evidências, das provas, das teorias. O criacionismo é uma forma de pular etapas e concluir sem provas, seu princípio último nem mesmo possui evidências. Não podemos aceitar isso em nossas escolas, vai contra todo o método pedagógico.
Lucas M. Sou contra o ensino da teoria do D.I. nas escolas, pois ela não se enquadra nos parâmetros do conhecimento científico. Caracteriza-se, portanto, como uma cosmovisão puramente religiosa.
Derócio M. Nada a declarar além do fato de que concordo que os órgãos públicos de ensino devam se posicionar com relação a um assunto tão delicado quanto a inclusão ou exclusão de visões não-científicas nas escolas.
Thiago S. Hoje, só podemos ter confiança nos diplomas de ensino médio e superior porque sabemos que nessas instituições são ensinadas a ciência. Ciência baseada em evidências verdadeiras e provas científicas. Alterar esse tipo de conceito de ensino só criaria uma enorme insegurança quanto ao que é aprendido e ao próprio valor do ensino fundamental, médio e superior. É um absurdo que o governo não se posicione em relação à uma questão tão importante que põe em cheque toda a solidez do próprio conceito de ensino.
Jefferson M. Cada religião tem seu lugar protegido para ensinar suas crenças. Onde o cientista, filósofo e estudiosos em geral debaterão suas crenças senão nas escolas e universidades? Portanto, na academia e nas escolas o ensino deve ser o científico e, como se sabe, religião e ciência são coisas distintas.
Guilherme S. Petição pública de posicionamento sobre ensino da Teoria da Evolução e equiparidade com Criacionismo e o Design Inteligente.
Guilherme A. Buscamos evidenciar a necessidade de uma separação entre fé e ciência, não como antagonistas, mas baseado na premissa de que ciência e fé devem coexistir ocupando seus respectivos espaços na sociedade moderna.
Guilherme C. Por favor, salvem a ciência da Idade das Trevas.
Ticiano L. Criacionismo não é Ciência e não deve ser aceita como tal. A Teoria da Evolução é um fato científico, e é baseado em experimentação, observação. Além disso, toda a Biologia moderna se fundamenta na Evolução. Devemos combater e proibir o ensino do Criacionismo (ou Design Inteligente) nas escolas e Universidades do Brasil.
Rafael . Enquanto os obscurantistas ganham força num abiente pleno de desinformação e ignorância científica em que o nosso país se encontra hoje. Aqueles que lutam pela razão deven estar cada vez mais unidos.

Assinaram o abaixo-assinado
1.346 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado