Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Razões para assinar. O que dizem outros assinantes.
A opinião e razões dos signatários do Abaixo-Assinado: Petição pública de posicionamento sobre ensino da Teoria da Evolução e equiparidade com Criacionismo e o Design Inteligente., para Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE), Academia Brasileira de Ciências (ABC), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Conselho Regional de Biologia (CRBio), Sociedade Brasileira de Química (SBQ), entre tantas outras sociedades e conselhos relacionados a área científica.

Nome Comentário
Marino M. Pela saude mental de nossas crianças!!
Geremias C. Se estivermos falando quanto ao ramo da Biologia (e sei que estamos) é totalmente errado ensinar algo como "verdade" sendo baseado em um dogma e não em um fato científico. Sendo assim, no ramo da Biologia, é correto ensinar coisas com embasamentos científicos, e que nesse caso temos hoje a Evolução. Além do que nosso estado é laico, não tem nem porque querer implantar uma forma de criação, mostrando-a como verdade, sendo baseada em dogmas. Agora, quanto a implementação desses assuntos na matéria de Ensino Religioso, não acho errado, até acho bom e correto, para mostrar as pessoas, já desde cedo, a diversidade das linhas de pensamentos religiosos. Porém é algo em que teria de ser coerente, ensinando, por exemplo, as formas de criação Cristã, Hinduísta, Taoísta, Asatrú, Grega, Romana, dentre muitas outras formas. Ou seja, não mostrando elas como verdade, mas sim mostrando a diversidades dessas linhas de pensamentos (apesar de que cabe a pessoa querer aceitar/acreditar se ela considera isso verdade não). Pois é algo que sempre vai agregar ao conhecimento das pessoas, e nesse caso, irá desde cedo. Além do que é sempre bom ouvir, ver e conhecer outras formas de pensamento.
Leonardo P. é ridículo ensinar fábulas pra nossas crianças
Luiz A. Eu acho errado, e sou contra o Criacionismo e o Design Inteligente nas escolas.
Luan F. Uma ação, por menor que seja, pode mudar o mundo.
fabio s. muita gente acha que o direito de ter uma opinião, é igual a,todas as opinioes são igualmente validas pra tudo;são coisas distintas.
Caruê C. Existe uma forma de pensar dentro da ciência e uma forma de pensar dentro da teologia, devemos separar ambas as formas de pensar cabendo a escola o dever de ensinar nossas crianças a olhar o mundo pela perspectiva cientifica. Aqueles que desejarem conhecer a perspectiva teológica recomendo uma Igreja, garanto que existem mais Igrejas do que escolas.
Juan F. É direito de todos saberem a verdade
Fernando A. O espaço do ensino não pode ser contaminado por visões de cunho religioso, cabíveis apenas como opções individuais.
Wailler C. Sou a favor do ensino da "teoria" da evolução nas escolas, pois nossa ciência é o nosso futuro assim como é o nosso presente, e os que podem evolui-la são nós e nossas futuras gerações.
Felipe P. É necessário que os órgãos ligados à ciência e à educação no Brasil se posicionem de maneira firme e inequívoca contra esse tipo de tentativa de inserir conteúdos dogmáticos no currículo escolar. Apesar das tentativas de apresentar o Design Inteligente como uma ideia científica e a questão da origem e evolução das espécies como sendo um debate com dois lados igualmente representados, não há no meio científico qualquer embasamento para as ideias defendidas pelos proponentes do TDI, que merece tanto espaço nas salas de aula quanto a alquimia, a astrologia ou a hipótese da terra plana - ou seja, nenhum.
Vinícius T. Darwin neles!
alexandre s. Faz-se urgente o posicionamento dos órgãos públicos em relação ao absurdo do ensino religioso em escolas públicas.
carmen d. opoiado
Alex m. Apoiado!
Márcio C. Da mesma forma que o evolucionismo é uma teoria e não pode ser comprovada, assim o é também o criacionismo, ensinem-se os dois sem doutrinar.
Ludwig N. É necessário que haja uma segregação entre o ensino de teorias científicas e crenças criacionistas sem fundamento, que a teoria evolucionista seja ensinada nas aulas de ciência como fato científico, e que o criacionismo seja ensinado nas aulas de religião como crença.
André F. Vamos seguir os bons exemplos.
Paul B. I have written on this in letraseartes: http://www.letraseeartes.com.br/2013/10/letraseeartes-leva-voce-as-estrelas.html
Marcelo C. É um absurdo grupos religiosos tentarem trazer para a educação pública, que é responsabilidade do Estado brasileiro, sua visão de mundo ignorando a laicidade da nossa República e os princípios elementares da Ciência.

Assinaram o abaixo-assinado
1.346 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.



Ler texto do Abaixo-Assinado